Black Friday, cuidados para comprar assertivamente

Economia

26/11/2021 - 10:49:49 | 2 minutos de leitura

Black Friday, cuidados para comprar assertivamente

De olho nesta retomada de consumo “Pré-Natal”, a agência jaraguaense do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) elaborou algumas dicas, formatadas numa série de matérias, para evitar surpresas desagradáveis durante e depois da Black Friday, prevista para o próximo dia 29. Vamos a algumas elas:

1) Analise seu bolso - verifique a sua situação financeira antes de aproveitar a Black Friday. Mesmo com muitos descontos à disposição, é melhor evitar compras do que se enrolar com dívidas, especialmente no cartão de crédito.

2) O planejamento é o seu melhor aliado - cuidado com as famosas “compras por impulso”. Tenha em mente aquilo que você precisa e foque no que é essencial. Faça listas de prioridades para aproveitar os descontos e não se perder em meio a tantas opções.

3) Fique atento com as parcelas e o limite do seu cartão - as compras parceladas ajudam a garantir produtos mais caros sem precisar gastar tudo de uma vez só. Mas não diminuem o valor total da compra. Além disso, as parcelas podem pesar na organização financeira dos meses seguintes. Veja qual o limite disponível na fatura antes de aproveitar a Black Friday. E confira as condições de parcelamento antes da compra.

4) Pesquise os preços e tenha cuidado com falsas promoções - algumas lojas sobem o valor dos produtos um pouco antes da Black Friday para no dia da promoção voltar ao normal. Dando, assim, impressão de um bom desconto. Por esse motivo, a data ganhou o apelido de “Black Fraude” em alguns lugares. Então, que tal usar sites de comparação de preços e cupons de desconto que ajudam a monitorar as melhores promoções da Black Friday? No próprio site da Black Friday dá para receber por e-mail os principais descontos das empresas

5) Cuidado com as ofertas "super imperdíveis" -  desconfie de altos descontos, eles podem ser sinal de uma falsa promoção. Tenha em mente que os lojistas precisam ter lucro com as vendas.