12ª RPM comemora aniversário e anuncia ampliação da sede

Segurança

29/11/2021 - 15:42:12 | 4 minutos de leitura

12ª RPM comemora aniversário e anuncia ampliação da sede

 No dia 26, a 12ª Região de Polícia Militar (RPM) realizou solenidade alusiva ao aniversário de quatro anos de criação da Regional, promoção de praças e entrega de medalhas e honrarias, em Jaraguá do Sul.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Onésimo José Sell, assinaram o termo de intenção de doação de imóvel municipal para ampliação da 12ª RPM.

O comandante da 12ª RPM, coronel Marcio Leandro Reisdorfer, afirma que com essa doação será possível reestrutura e modernizar a Regional. “Nosso objetivo é trazer para a futura sede a Central Regional de Emergências (190), com a implantação do conceito de smart cities, a ampliação da tecnologia OCR e o fortalecimento do videomonitoramento com reconhecimento facial. Queremos adaptar a tendência mundial de cidade inteligente, que utiliza a tecnologia da informação e comunicação para otimizar a eficiência das operações e serviços, para a atuação policial. Esse investimento da Regional em inteligência artificial, com o apoio do poder público municipal, refletirá diretamente no serviço prestado pela Polícia Militar à população”, destaca Reisdorfer.

Dia de Santa Catarina e aniversário da 12ª RPM

As comemorações desta data são revestidas de especial importância, pois são alusivas ao dia 25 de novembro, data em que comemoramos o Dia de Santa Catarina, padroeira do estado catarinense, e na quais policiais militares celebram o avanço de suas carreiras, materializado pelas promoções, bem como o reconhecimento pela singular atuação profissional, através das condecorações. Os Veteranos da PMSC, policiais da reserva remunerada e reformados que já cumpriram suas missões e ajudaram a construir os 186 anos de história da Corporação, também foram lembrados e homenageados nesta importante solenidade militar. Além disso, a Regional comemora seu quarto aniversário, cujo decreto de criação foi assinado no dia 29 de novembro de 2017, sendo a sua atual sede inaugurada no dia 22 de outubro de 2018.

Atos de entrega

 Na ocasião houve os atos de entregas da moeda comemorativa, criada com o objetivo de reconhecer aqueles que contribuem com a Segurança Pública, na circunscrição da Regional.    Entrega da Comenda Amigo da 12ª RPM.O Comando da 12ª RPM fortalece parcerias e agrega esforços para prestar a melhor condição de Segurança Pública para todos os municípios da Região.  Entrega da medalha comemorativa de  aniversário da 12ª RPM que  de aniversário foi criada pelo ato 937/2019 para galardoar aqueles que se dedicaram e colaboram com o engrandecimento da Polícia Militar. E a entrega da medalha do Mérito Policial Militar Coronel Lopes Vieira foi criada pelo Decreto 24.555/84 e é concedida pelo Governador do Estado, por proposta do Comandante-Geral, ao policial que prestou relevantes serviços à Polícia Militar.

 A solenidade contou ainda com  atos de promoção de praças da Polícia Militar é um momento que se reveste de singular importância para a Corporação e para a vida profissional e pessoal de cada policial militar. Após a entrega de  medalhas e condecorações houve a assinatura   do termo de intenção de doação de imóvel com  a assinatura do Protocolo de Intenções, objetivando a cedência do imóvel de patrimônio público do município, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 621, antiga Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, para a implantação da sede da corporação da 12ª RPM, através de convênio firmado entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e Polícia Militar.

 A solenidade encerrou com a inauguração da galeria de ex-comandantes aconteceu com o descerramento do retrato do Coronel RR Amarildo de Assis Alves, que comandou a Regional de 16 de dezembro de 2017 a 16 de março de 2021.