Vereadoras da Avevi pedem o voto favorável dos deputados e senadores para a PEC que destina 1% do orçamento da união a Assistência Social

Política

06/12/2021 - 09:32:38 | 3 minutos de leitura

Vereadoras da Avevi pedem o voto favorável dos deputados e senadores para a PEC que destina 1% do orçamento da união a Assistência Social

O Colegiado da Mulher Vereadora da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, durante a reunião realizada nesta quarta-feira (01) aprovou moção que será encaminhada para o Fórum Parlamentar Catarinense solicitando para os deputados e senadores o voto favorável para PEC 383-A (Proposta de Emenda Constitucional), que obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano na Assistência Social.

A vereadora e presidente da Câmara de Corupá Bernadete Correa Hillbrecht, que apresentou a proposição disse que precisamos da ajuda dos deputados e senadores para aprovação desta PEC, que tramita nas comissões do Congresso Nacional desde 2017, com objetivo de fortalecer os municípios com questões complexas para resolver na Assistência Social. “Por considerar a PEC indispensável para garantir o bom funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é que estamos solicitando este apoio”.

Regimento e eleição

Na reunião as vereadoras aprovaram o regimento interno do colegiado que estabelece as regras para seu funcionamento e seu objetivo. Destaque para a nova composição do colegiado, agora todas as mulheres vereadoras eleitas e suplentes das câmaras associadas da Avevi poderão participar. As candidatas mulheres que participaram das eleições municipais deverão ser contatadas e convidadas para participar das próximas reuniões do colegiado.

Com a aprovação do regimento, foi realizada também a eleição da diretoria. A vereadora de Jaraguá do Sul Nina Santin Camello, que já vinha coordenando o colegiado foi eleita presidente. A vice será a vereadora Sirley Schappo, também de Jaraguá do Sul. A primeira secretária será a vereadora de Guaramirim, Maria Rosana Zermiani Franz e a segunda secretária a vereadora de Schroeder Ana Claudia Locilha de Oliveira. A posse acontecerá na primeira assembleia da Avevi do próximo ano e o mandato será até dezembro de 2022.

A vereadora presidente, Nina Santin Camello, agradeceu o apoio que vem recebendo de suas colegas da Avevi e disse que juntas estão prontas para as pautas do próximo ano. “Além do trabalho que estamos realizando, estamos propondo também, com apoio da Escola do Legislativo e demais escolas parceiras, levar algumas palestras para os estudantes. No mês de março vamos realizar um grande evento para marcar o Dia Internacional da Mulher”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Osvaldo Barbosa, e os vereadores Ezequiel de Souza e Marcelo Deretti, também participaram do encontro.