Diplomados vereadores mirins em Jaraguá do Sul

Política

09/12/2021 - 09:54:26 | 2 minutos de leitura

Diplomados vereadores mirins em Jaraguá do Sul

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul que farão parte da legislatura 2022 e os seus suplentes foram diplomados. A diplomação é o ato que atesta a regularidade da eleição do candidato, tornando-o apto para exercer a função da vereança. No caso dos vereadores adultos, quem a realiza é Justiça Eleitoral. Já os mirins eleitos para 2022 receberam seus diplomas das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Onésimo Sell (MDB), como determina o Regimento Interno Mirim. A mirim eleita Gabriela Vitória Güths (EMEB Machado de Assis), por ser a mais velha dentre os eleitos, discursou na tribuna durante o evento. Ela reconheceu a responsabilidade que agora os jovens edis terão durante os trabalhos, mas adiantou que espera ter oportunidades de passar por grandes experiências durante a legislatura. “Temos a oportunidade de colocar ideias em prática. É uma forma de sermos ouvidos na nossa comunidade. Precisamos pensar juntos e trabalhar juntos, independente das escolas as quais representamos”, salientou. Ela ainda citou Fernando Pessoa com a frase “Tudo vale a pena, se a alma não for pequena”. “Que sejamos de alma grande!”, concluiu.

 Onésimo Sell lembrou dos 10 anos do Programa Vereador Mirim completados no mês de novembro deste ano e todo o trabalho desenvolvido para ampliar o conhecimento e a consciência política dos estudantes, além de fortalecer a democracia. “Precisamos incentivar os nossos jovens a participar da política. Sou apoiador e incentivador desse programa que hoje é referência para outras Câmaras de Vereadores. A educação é uma das nossas prioridades”, afirmou.

 A secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio Dias, assegurou que o Programa Vereador Mirim sempre foi bem acolhido nas escolas municipais por conta de ser um projeto de cidadania. Ela destacou que a responsabilidade dos eleitos será muito grande, pois eles precisam representar as comunidades escolares que os elegeram. “Vocês foram escolhidos pelos seus pares e agora terão que representá-los bem”, ressaltou. 

Também estiveram presentes na solenidade o supervisor de gestão da Regional de Educação de Santa Catarina, Leopoldo Filho, o diretor do Colégio Marista São Luís, Luciano Petry, e o diretor do Colégio Conexão, Marco Machado.