Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Economia

20/12/2021 - 09:21:14 | 3 minutos de leitura

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério das Comunicações (MCom) lançaram nesta quinta-feira (16/12), durante evento nacional realizado em Natal, Rio Grande do Norte, o projeto Conecta 5G, que permitirá a implementação de redes inteligentes de 5G em municípios brasileiros. O projeto é resultado de um convênio entre a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTEC SJC), e prevê testes práticos do uso de mobiliário urbano (luminárias inteligentes) com antenas 5G integradas.

Inicialmente, uma capital e quatro municípios serão contemplados com a tecnologia: Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul, única cidade de Santa Catarina incluída no projeto. Nesta primeira fase, o Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartida.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Daniel Gustavo de Arruda representaram o município no evento. “É um momento histórico que marca, mais uma vez, o pioneirismo de Jaraguá do Sul e traz a expectativa de um salto importante para que a cidade e região avancem ainda mais em um modelo de desenvolvimento sustentável, apoiada em tecnologia inovadora como é o 5G”, avalia Luis Leigue.

O presidente da ACIJS reitera que a inclusão do município em um projeto nacional é resultado do trabalho articulado que é característica de Jaraguá do Sul. “É uma tradição da entidade se envolver com temas que transpassam o ambiente econômico, mas que diz respeito ao desenvolvimento de uma cidade com mais qualidade para todos. Com a inclusão digital não seria diferente e a partir desta nova frente há um esforço para alcançarmos um conceito como cidade inteligente nas soluções que envolvam tecnologias não só nas áreas públicas como no suporte ao desenvolvimento de negócios”, afirma Luis Leigue.

Ele menciona a interlocução que a ACIJS já vinha fazendo desde agosto do ano passado junto aos órgãos federais e instituições como a ABDI para que a cidade fosse inserida em projetos e em testes para a aplicação do 5G. Desde então, triangulando ações com a administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e entidades como o Novale Hub, a ACIJS apresentou à diretoria da ABDI uma proposta inicial de implementação contemplando políticas públicas apoiadas no conceito “Smart City” do qual também constava iniciativas como a criação do Sandbox Regulatório.

“O envolvimento da Prefeitura tem sido fundamental, inclusive possibilitando investimentos para tornar possível  testes que serão muito importantes seja para as empresas que atuarão nesse segmento, seja no aumento da atratividade por novos investimentos de negócios de outras regiões interessadas em se instalar no município”, observa Leigue. Outro fator que contribui para que a cidade se integrasse a um projeto nacional foi a aprovação pela Câmara de Vereadores do Sandbox Regulatório, que permite ao município oferecer ambiente de testes a empresas em projetos de inovação.