Jaraguá do Sul avança no tratamento do esgoto doméstico

Geral

23/12/2021 - 10:26:18 | 2 minutos de leitura

Jaraguá do Sul avança no tratamento do esgoto doméstico

Jaraguá do Sul atingiu o índice de 90% de coleta, afastamento e tratamento do esgoto doméstico produzido pelos mais de 182 mil habitantes do município. São mais de 600 quilômetros de redes instaladas. Como a cidade é cheia de desníveis são necessárias 126 Estações de Recalque de Esgoto (ERE) – e outras ainda serão instaladas, para bombear os dejetos até uma das quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Em 2021, foram tratados cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia, mais de 7,3 bilhões de litros no ano. Desse montante, 99,9% é de água, o restante é composto por dejetos humanos, óleos e graxas, produtos de higiene e limpeza, dejetos de animais, areia e diversos outros materiais sólidos.

Uma vez tratado o esgoto, resulta em 25 toneladas de lodo (material sólido) por dia, 760 toneladas por mês, aproximadamente. Esse material resultante teria como destino os rios da nossa cidade caso o esgoto não fosse tratado, mas é levado para um aterro industrial. “Ao final do processo o que volta para os rios é somente o efluente tratado”, explica o diretor técnico do Samae, Deverson Simioni.

E a meta é melhorar os índices de tratamento de esgoto em nossa cidade, ampliando redes de coleta e outros investimentos. “Estamos executando o projeto da nova Estação de Esgoto do Bairro Centenário, que será um grande avanço para o saneamento em nosso município”, garante o diretor presidente do Samae Ademir Izidoro.