PRAIAS BANDEIRA AZUL DE SANTA CATARINA

Meio Ambiente

03/01/2022 - 12:33:58 | 4 minutos de leitura

PRAIAS BANDEIRA AZUL DE SANTA CATARINA

O estado é um dos mais procurados pelos turistas durante o ano inteiro, mas no verão o número de visitantes se potencializa. E muitos estão em busca de sol, natureza, sustentabilidade. Neste post o Viajar é Vida apresenta quais são as praias Bandeira Azul de Santa Catarina. A certificação mostra que são locais sustentáveis, preocupados com o visitante, mas também com o meio ambiente. Por isso há estrutura especial montada para os banhistas, qualidade ambiental, segurança, bem-estar e sensibilização sobre a importância dos cuidados.

Da Grande Florianópolis ao Norte do estado, são 11 praias que entram na lista de quais são as praias Bandeira Azul de Santa Catarina. Confira cada uma delas .

A região turística chamada Costa Verde & Mar, que compreende 10 municípios, é a região catarinense com o maior número de praias com Bandeira Azul. Para a temporada 2020/2021 ela recebeu duas novas certificações. Foram incluídas na lista da Fundação para a Educação Ambiental as praias da Conceição, de Bombinhas, e Grande, de Penha. As duas foram confirmadas pelo júri técnico da comissão que avalia os quesitos e, com isso, a região passa a ter 7 praias e uma marina com a distinção atribuída anualmente.Entre as exigências, estão critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, informação aos usuários e sensibilização ambiental.

Além da Praia da Conceição, em Bombinhas, e da Praia Grande, em Penha, a Costa Verde & Mar renova a certificação Bandeira Azul nas Praias de Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú; na Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras; e nas Praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas. Entre as marinas, a Tedesco Marina de Balneário Camboriú mais uma vez aparece na lista.

Mariscal, Bombinhas: esta é a maior praia do município, com 4 quilômetros de extensão e paisagem de tirar o fôlego;

Conceição, Bombinhas: esta tem piscinas naturais para banhos e costões para a prática do mergulho;

Quatro Ilhas, Bombinhas: ideal para a prática de esportes mais radicais, o nome da praia se deve às ilhas que podem ser avistadas da areia;

Praia Grande, Penha: água limpa, grande extensão de areia, piscinas naturais para crianças e área boa para o surfe;

Praia de Piçarras, Balneário Piçarras: com extensa faixa de areia e águas tranquilas, possui diferentes hotéis e restaurantes, o que atrai um grande público;

Estaleiro, Balneário Camboriú: destino tranquilo de visitantes, possui grande área verde e mar bravo na maioria das vezes. Requer cuidado no banho;

Estaleirinho, Balneário Camboriú: Compreende uma faixa de 700 metros de extensão, com águas fortes e límpidas.

Na região da Grande Florianópolis, a Lagoa do Peri, em Floripa, e a Praia Grande, de Governador Celso Ramos também foram certificadas. Distante cerca de 22 quilômetros do Centro da Capital, a Lagoa do Peri é uma lagoa de água doce localizada no Sul da Ilha. É a mais indicada para visitar com crianças. A estrutura conta com camping e próximo dali há várias outras opções de hospedagem.

Em Governador Celso Ramos, a Praia Grande é mais um dos paraísos do município. Pontas, costões, ilhas e enseadas garantem muitas praias de grande beleza. A Praia Grande tem infraestrutura adequada para família inteira. Oferece ótimas condições para a prática de surfe se o vento estiver do quadrante leste. No final da avenida que dá acesso à praia há vários bares e restaurantes.

No Norte, em São Francisco do Sul a praia que entra na lista de quais as praias Bandeira Azul de Santa Catarina é a Saudade. Também chamada de Prainha, é uma das mais bonitas da cidade e oferece as melhores ondas e condições para a prática do surfe. Está localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande e possui um formato de ferradura entre dois costões.  O formato é também um atrativo para a prática do surfe e a infraestrutura local possui bares, restaurantes e até casas noturnas.

Já a Praia do Forte fica entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu. A distância do centro gira em torno de 15 quilômetros e esta é uma praia de mar aberto, ideal para a pesca e para visitas às construções do antigo forte, principalmente com as crianças.A Praia do Forte estreia em Santa Catarina na lista de quais as praias Bandeira Azul de Santa Catarina