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quinta-feira, maio 26, 2022
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    Mais de 140 carteirinhas de autista foram emitidas em 2021 em Jaraguá do Sul

    A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, emitiu no ano de 2021 149 carteirinhas do Autista, um aumento de 36% em relação a 2020 quando foram emitidos 109 documentos. Do total registrado ano passado, 120 carteirinhas foram para o público masculino e 29 para o feminino. Em relação à faixa etária, a maioria das solicitações são de crianças de até 12 anos, porém no último ano aumentou a quantidade de emissão para adultos.

    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neurológica cujos sintomas englobam diferentes características como a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico, a dificuldade de socialização, além de prejuízos a respeito do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

    A Lei 7.819/2018, sancionada pelo prefeito Antídio Lunelli, no ano de 2019, instituiu a Carteira de Identificação do Autista (CIA), no âmbito do Município de Jaraguá do Sul.

    Segundo o texto da lei, a pessoa portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos. A Carteira tem validade de cinco anos, devendo ser revalidada com o mesmo número.

    Segundo a Gerente de Gestão do Trabalho, Administrativo e Financeiro da secretaria, Crislaine Ferrari grande parte dos requerimentos por este documento vem por meio de entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Associação Amigos dos Autistas (AMA) e também por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

    Quando a Secretaria de Assistência Social recebe os requerimentos, leva em torno de 40 dias receber a carteirinha. A Carteira do Autista deve garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso em serviços das áreas de saúde, educação e assistência social.

    A carteirinha do autista é expedida em Jaraguá do Sul sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com o CID 10 F84, de seus documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais (certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF), e comprovante de endereço, em originais e fotocópias.

    Em caso de dúvida quem procurar?

    Entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação pelo telefone 3374-2772 . Pode-se entrar em contato também com os locais de cadastramento (CRAS, AMA e APAE).

    – AMA – Rua Gustavo Friedeman, 143 – Bairro: Vila Lalau, Telefone: 3370-1555

    – APAE – Rua Benildo Zamin, 560 –  Bairro: Centenário, Telefone: 33702735

    – CRAS Baependi – Rua Bertha Kassner, 112  – Baependi – Telefone: 3274 5100

    – CRAS Jaraguá 84 – Rua Alvino Flor da Silva, 678 – Bairro: Jaraguá 84 – Telefone: 3371-0367

    – CRAS João Pessoa – Rua Gilberto de Paula Pimentel, 379 – Bairro: João Pessoa – Telefone: 3376-4591

    – CRAS Santo Antônio – Rua José Vicenzi, s/n – Bairro: Santo Antônio – Telefone: 3371-5706

    – CRAS Ilha da Figueira – Rua Pedro Donato Wiemes, 202 – Bairro: Ilha da Figueira – Telefone: 3372-1470

    – CRAS Vila Lenzi (CEU) – Rua: Adão Noroschny, 500 – Bairro: Vila Lenzi – Telefone: 3275 8700

    Mais informações sobre a emissão deste documento também podem ser obtidas por meio do banner “Carteira do Autista” no site www.jaraguadosul.sc.gov.br/social .

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