Karateca conquista ouro no Brasileiro

Esportes

25/01/2022 - 10:16:31 | 2 minutos de leitura

Karateca conquista ouro no Brasileiro

O karateca Jeferson José Gonçalves (34) conquistou ouro no Campeonato Brasileiro Master 2021. O evento ocorreu de 20 a 23 de janeiro, em Caucaia, no Ceará, e reuniu cerca de 200 atletas. “A minha categoria (+75 quilos) contou com os 12 melhores atletas de vários Estados, eu estava focado e bem treinado pelo professor Abílio Júlio Costa”, explica. A rotina envolve treino três vezes por semana, além de corrida e musculação.

O atleta contou com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “A conquista do ouro foi possível com muito treino e pelo apoio da Secel de Jaraguá do Sul, que investe nos atletas, proporcionando a oportunidade de competir em campeonatos tão importantes. Segue o meu muito obrigado por confiar no meu trabalho e fazer disso um sonho possível”.

Gonçalves participa da modalidade há 22 anos e, neste período, competiu em sete brasileiros com a conquista de 11 medalhas: três de ouro, três de prata e cinco de bronze. Por causa da pandemia, a Confederação Brasileira dividiu o evento, que geralmente ocorre com todas as categorias na mesma ocasião, em várias datas, o que trouxe o campeonato de 2021 para janeiro deste ano, beneficiando Gonçalves. O fato de o campeonato ocorrer no período de férias possibilitou ao atleta um aumento no ritmo de treinos diários, garantindo vantagem sobre os demais. “Passar por todos os adversários é reflexo do preparo conquistado com a ajuda do treinador, com superação e esforço”, pondera.

As metas, agora, envolvem treinos, fortalecimento do esporte na cidade e participação dos campeonatos de 2022, a começar pelo Estadual, agendado para março.

De acordo com a secretária da Secel, Natália Lúcia Petry, a secretaria tem a missão de fomentar  cultura, esporte e lazer, o que é feito de diversas maneiras, seja por intermédio dos programas Bolsa Cultural e Desportiva ou pelo apoio às entidades desportivas. Temos muitos talentos em Jaraguá do Sul e, dentro das possibilidades legais e orçamentárias, terão todo nosso apoio. O Jeferson tem se destacado no Karatê, dentro da sua categoria. É um orgulho para Jaraguá do Sul”, explica.