spot_img
segunda-feira, junho 27, 2022
MAIS

    ULTIMAS NOTICIAS

    ACIJS e Núcleo de Voluntariado Corporativo são reconhecidos por apoio a causas sociais

    Foram homenageadas empresas, instituições e pessoas que participam ao longo de 2021 de iniciativas como os programas Eu voluntário e Novos Caminhos. Dentre as entidades homenageadas estão a ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo. Representaram a diretoria da ACIJS no evento, a vice-presidente de Comunidade e Urbanismo Caroline Elisa Obenaus Cani, a vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação Pauline Menegotti Horn, e o vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial Marcos Roberto Zick, além de integrantes do Núcleo de Voluntariado Corporativo.

    Organizada em dois momentos, a solenidade destacou o resultado de iniciativas sociais dentro do programa Eu Voluntário, como o projeto Retalhos do Bem, em parceria com a indústria têxtil de Joinville, e o projeto Elabora SC, realizado em Jaraguá com o objetivo de orientar empresas e entidades da área social na estruturação de iniciativas que podem ser beneficiadas pelas legislações de incentivo fiscal, além do programa Novos Caminhos, de apoio à reinserção aos estudos e ao mundo do trabalho de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e sob a tutela do Estado.

                             Sobre os programas e projetos

    O projeto Retalhos do Bem visa o reaproveitamento de resíduos na produção de lençóis e fronhas confeccionadas por voluntários e doadas aos serviços de acolhimento atendidos pelo programa Novos Caminhos e às casas de idosos de Santa Catarina. Graças ao projeto, seis toneladas de resíduos têxteis que seriam encaminhados a aterros sanitários ganharam um novo destino. O projeto tem o apoio das empresas Tecelagem Norte Catarinense e Döhler, de Joinville, e da empresa Daniela Tombini, de Caçador, que incentivou seus colaboradores a serem voluntários do projeto. Foram confeccionadas mais de 300 peças que serão destinadas para os serviços de acolhimento do estado.

    O projeto Elabora SC consiste no apoio de voluntários à instituições catarinenses na elaboração de projetos sociais a serem submetidos às leis de incentivo. Em 2021, a iniciativa reuniu 47 voluntários em todo estado. Como resultado, já estão em elaboração mais de R$ 800 mil em projetos para as leis federais de incentivo fiscal. Representando todos os voluntários do programa da FIESC, Jeferson Ferrari, do Hospital São José de Jaraguá do Sul, recebeu do vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, o boton de homenagem. Ele compartilhou o seu conhecimento e experiências nas leis de incentivo junto aos voluntários e organizações de Jaraguá do Sul. O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a FIESC. Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag). Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do SESI e SENAI, e pela Fecomércio, por meio do SENAC. Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.

    As homenagens reconheceram a participação de cerca de 600 catarinenses que atuaram em 2021 como voluntários em projetos sociais de todo o estado. “O catarinense tem, por espírito, ser associativista, voltado às questões humanitárias, e essa é uma das razões pelas quais temos tantas pessoas agindo em prol do próximo. Queremos mobilizar mais pessoas ainda para atuar em benefício do próximo”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

    O desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual da Infância e Juventude do TJSC, destacou a importância do programa Eu Voluntário e a execução do projeto Retalhos do Bem, que beneficia mais de 210 casas de acolhimento no estado. “Já estamos colhendo frutos extraordinários permitindo que nossas crianças e adolescentes possam voltar a sonhar e a acreditar em uma vida melhor, repleta de oportunidades. É tempo de muita dificuldade, pós-pandemia, mas devemos ter fé no amanhã. Ontem essas crianças e adolescentes estavam vivendo sem esperança, hoje estão sendo capacitados para integrar uma sociedade mais justa e um mundo mais promissor e digno”, pontuou.

                            Homenageados no Vale do Itapocu

    Programa Eu Voluntário: ACIJS, Bold, Duas Rodas, Grupo Lunelli, Grupo Menegotti, Hospital São José, Indumak, Instituto Malwee, Italy Transportes, Kaiani Malhas, KWB, Machado Máquinas de Costura, Malwee, MMD Advogados, Rotaract Club de Jaraguá do Sul, Rotary Club de Jaraguá do Sul, SDS Automação, Unimed, WEG e WEG Tintas.

    Programa Novos Caminhos: Carrocerias Argi, Duas Rodas Industrial, Faculdade Estácio, Live Industrial, Lojas Colombo, Lunelli Indústria do Vestuário, Malwee Malhas, Marfim Indústria e Comércio de Ferramentas e RAC Confecções.

    Latest Posts

    Não Perca

    × Como posso te ajudar?