Legislativo aprova apelo por ajuda a rizicultores catarinenses

Política

21/05/2022 - 09:24:14 | 2 minutos de leitura

Legislativo aprova apelo por ajuda a rizicultores catarinenses

Os vereadores do município aprovaram uma moção de autoria de Anderson Kassner (PP) que apela por um auxílio aos produtores de arroz de Santa Catarina. O apelo é direcionado ao secretário estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, e ao ministro da Agricultura, Marcos Montes.

O pedido é motivado pela crise que os rizicultores estão vivendo atualmente devido ao alto custo dos insumos agrícolas, dos maquinários, do preço dos combustíveis e às más condições climáticas. Tudo isso agravado pela desvalorização da saca de arroz. Para Kassner, esses fatores estão criando uma insegurança no agricultor, que necessita de um auxilio permanente, já que sua atividade está se tornando, cada vez mais, inviável.

O vereador ainda argumenta que o arroz é um produto essencial na mesa das famílias brasileiras e que também é uma fonte rica em carboidratos, logo, para ele, é de extrema importância que esses agricultores tenham condições de dar continuidade ao seu cultivo.

Kassner ainda lembra que Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz irrigado do país, com mais de 150 mil hectares de plantio. Além disso, aproximadamente cinco mil famílias, mais de 30 mil catarinenses, distribuídos em 93 municípios, dependem economicamente desta atividade no estado.

“Peço um olhar especial com os rizicultores da nossa região que sofrem sempre com o preço da saca. Muito baixo. Não paga nem o valor dos custos e, se não fizer alguma coisa diferente e urgente, eu não sei se eles vão conseguir continuar por muito tempo a plantar a nossa comida”, reivindicou.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e ao Ministério da Agricultura.