Mais de 150 patinadores participaram, último domingo do 1º Patina Jaraguá, número superior ao “Urban” realizado em abril, em Curitiba. A concentração ocorreu no estacionamento de uma rede atacadista e percorreu o trajeto da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, entrando na ciclovia da Rua Rinaldo Bogo até o Parque Linear Via Verde, na Ilha da Figueira. O local recebeu apresentações de slalom, hockey, além de manobras radicais.
Os patinadores de outras cidades elogiaram a estrutura de lazer de Jaraguá do Sul e o apoio do poder público. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) forneceu som, tenda, cones e servidores, coordenados pela Chefe de Eventos de Lazer, Fabiane Karsten. Também houve acompanhamento da Polícia Militar durante o trajeto. Parte dos patinadores de Curitiba chegaram ainda no sábado (18) para acompanhar as aulas de patinação do projeto social desenvolvido no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apoia a patinação artística desde 2018 e, desde então, a prática vem ganhando corpo com a promoção de shows e trabalho voluntário desenvolvido na quadra do CEU para 60 alunos de diversas idades, gratuitamente. “Procurados pelos organizadores do Patina Jaraguá, mobilizamos a equipe da secretaria como fazemos com todas as modalidades esportivas e culturais que buscam o apoio da secretaria. Diante das possibilidades orçamentárias da secretaria, temos atendido a todos. O evento atraiu turistas de cidades vizinhas e da capital paranaense e deve integrar nosso calendário anual de eventos”, explica a secretária Natália Lúcia Petry.
De acordo com a coordenadora, Camila França, a missão foi cumprida com sucesso e demonstrou que a patinação, tanto artística como de lazer, vem conquistando espaço na cidade.