Abertura dos JITI e show com Silvio Brito lotam o Centro de Convivência

Eventos

25/07/2022 - 12:58:26 | 3 minutos de leitura

Abertura dos JITI e show com Silvio Brito lotam o Centro de Convivência

Cantor e compositor se apresentou após a cerimônia de abertura dos jogos da terceira idade, que devem movimentar os grupos até outubro

Com o Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt lotado, na tarde da sexta-feira (22), aconteceu a abertura dos 21º Jogos Integrativos da Terceira Idade (JITI) e o show em homenagem aos idosos com o cantor e compositor Silvio Brito.

Os Jogos Integrativos da Terceira Idade são promovidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência. A competição terá a participação de 34 grupos com 600 idosos disputando as modalidades de bocha (masculina e feminina), bolão (masculino e feminino), canastra (masculina e feminina), dominó (masculino e feminino), doopelkopf (masculino), general (masculino e feminino), truco (masculino e feminino) e tiro (masculino e feminino). A maioria das disputas do JITI acontecem no Centro de Convivência, até o dia 28 de outubro. As modalidades de bolão e tiro esportivo terão suas disputas na Sociedade Alvorada.

Um dos momentos mais emocionantes da abertura foi a condução do fogo simbólico pela atleta Marlize Manske, de 63 anos. Ela entregou a tocha para a mãe, Helga Meldola Manske, que tem 84 anos e também é atleta. Dona Helga ficou responsável por acender a pira olímpica. Dona Helga, atualmente, participa de dois grupos de idosos: Coração Alegre (há 24 anos) e Grupo Três Rosas. Já o Juramento do Atleta foi feito por Leoni Laube Wolodasezyk, que é coordenadora do Grupo Rio Cerro.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, disse ter ficado emocionado ao assistir a abertura, principalmente, por ver o patriotismo dos idosos durante a execução dos hinos Nacional e do Município. Franzner também mencionou que a gestão municipal tem uma preocupação muito grande com os idosos e lançou um desafio para as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Assistência Social e Habitação, de cada vez mais levar atividades e a assistência para perto dos idosos. “Jaraguá do Sul tem 18 mil idosos, 10% da população. Há 50 anos, havia 3% de idosos apenas e, daqui a 20 anos seremos 20% da população, porque estamos vivendo mais, se cuidando. Temos um grande desafio pela frente, que é o de levar eventos e chegar até eles”, enfatizou o prefeito.

Após a abertura foi servido um café com bolo e cachorro quente e, na sequência, o cantor e compositor Silvio Brito subiu ao palco e animou os idosos, relembrando seus grandes sucessos como “Tá Todo Mundo Louco”, “Espelho Mágico” e “Pare o Mundo Que Eu Quero Descer”. Silvio Brito vem a Jaraguá do Sul pela terceira vez. “Jaraguá é uma cidade maravilhosa, em todos os sentidos. Ideal pra se viver, e eu estou muito feliz em retornar aqui”, disse. “Eu quero dar os parabéns para toda a população de Jaraguá do Sul. Uma cidade melhor depende de

cada habitante da cidade. E uma cidade que respeita os idosos, como Jaraguá, naturalmente respeita as crianças e vai respeitar o jovem também”, finalizou.

Com 48 anos de carreira, cinco Discos de Ouro e mais de 29 CDS gravados em sua trajetória, o cantor, compositor e poeta brasileiro de sucesso Silvio Brito é apresentador do Programa “Silvio Brito em família”, que vai ao ar todo sábado, às 21h30, no canal Rede Vida de Televisão.