TEDxJaraguáDoSul: Salon do Vila Lenzi acontece em agosto

Eventos

04/08/2022 - 08:55:18 | 4 minutos de leitura

TEDxJaraguáDoSul: Salon do Vila Lenzi acontece em agosto

No dia 10 de agosto o Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) Mestre Manequinha vai receber o TEDxJaraguáDoSul Salon, para até 30 pessoas, discutindo autoestima, uso de drogas e sexualidade. Depois de passar pelo bairro Nereu Ramos, chegou a vez do Vila Lenzi receber o momento de discussão.

De acordo com o responsável pelos Salons, Antonio de Souza Junior, os temas são sugeridos pela própria comunidade. “Realizar os Salons nos bairros está permitindo que a população discuta seus problemas, ouvindo jovens, idosos, lideranças daquela região e com a comunidade”, afirma.

Ao contrário dos eventos Standard, quando há palestrantes presenciais, o Salon exibe vídeos de palestras realizadas em eventos TED e TEDx ao redor do mundo, gerando um bate-papo e momentos de discussão sobre o tema. Serão abertas 30 vagas, sendo 50% delas destinadas aos estudantes e as demais liberadas para a comunidade. As inscrições serão aceitas por ordem de chegada e podem ser feitas pelos endereços:

Comunidade: https://forms.gle/nnCkbTyhg4mi13sC7

Estudantes: https://forms.gle/uWsZk6jpvvhoHSqT9

A população do bairro também poderá participar por meio de uma urna, que está instalada no Restaurante Temperos da Cida, na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 597. No local, as pessoas podem responder à pergunta que norteia do TEDxJaraguáDoSul neste ano: “E agora, depois de tudo o que passamos, o que desperta a sua curiosidade?”

O TEDxJaraguáDoSul volta a ocorrer neste ano em sua forma tradicional: presencial, com palestrantes inspiradores e convidados exclusivos. Para 2022, o tema escolhido em Jaraguá do Sul foi [Re]conhecer o Mundo. O objetivo é fazer com que as pessoas voltem a experimentar a vida, mas de um jeito diferente e com os aprendizados do mundo pós-pandemia. “Queremos atingir o maior número possível de pessoas. O propósito é, definitivamente, ‘sair da bolha’ e mostrar que em cada canto de Jaraguá do Sul tem alguém fazendo a diferença”, explicou a co-organizadora do TEDxJaraguáDoSul, Bruna Borghetti.

O evento Standard, ou seja, o principal momento do TEDxJaraguáDoSul, ocorrerá em 4 de dezembro. Os palestrantes desta edição serão anunciados em breve pela organização - mas todos vão trazer inspirações para o novo momento que vivemos.

Conforme as regras, apenas 100 pessoas assistem às palestras do evento Standard presencialmente, porém todos os talks contarão com transmissão ao vivo aberta ao público. As inscrições para o evento presencial serão abertas em agosto.

Histórico - Na primeira edição, em 2019, o TEDxJaraguáDoSul - Vozes reuniu 100 espectadores selecionados para as palestras que ocorreram na SCAR. Foram nove palestrantes e 25 voluntários - de diferentes áreas - que atuaram na organização.

Neste mesmo ano, o evento de Jaraguá do Sul entrou para o Youtube do TEDx Oficial e para o site do TED, o que significa que foram cumpridas todas as exigências e o movimento realizado no município alcançou alto padrão de qualidade.

Na edição de 2020/2021, por conta da pandemia da Covid-19, o evento precisou ser exclusivamente online. Mesmo assim, as seis palestras movimentaram mais de 30 voluntários e os 100 espectadores convidados. Foi a partir do questionamento sobre qual será o nosso papel como cidadãos no futuro de Jaraguá do Sul e do mundo, que a organização escolheu o “Futuro do Presente”.

O TED é uma organização sem fins lucrativos que realiza uma série de conferências inspiradoras por todo o mundo. Seu propósito é dar palco a ideias que merecem ser compartilhadas. E, para isso, desenvolveu um modelo de evento e palestras no qual grandes feitos, descobertas e histórias são apresentadas em até 18 minutos, promovendo experiências únicas, além da democratização desses aprendizados a poucos cliques de distância.

Entre os palestrantes, nomes como Al Gore, Bill Gates, Madeleine Albright e diversos ganhadores do Prêmio Nobel ajudam a transformar o jeito de levar conteúdo para as pessoas em todo o globo (www.ted.com). 

E o que é TEDx? - As iniciativas da modalidade TEDx são responsáveis por realizar eventos independentes, voluntários e igualmente sem fins lucrativos, sempre de acordo com políticas da Organização TED. Tendo seu agente local - TEDxJaraguáDoSul - como responsável pela busca de ideias que merecem ganhar o mundo.

O TEDxJaraguáDoSul é o nome do evento pensado e organizado para a cidade, focado em destacar as ideias que nascem no município. Até o momento, o modelo de evento do qual a equipe de organizadores é licenciada permite a realização de uma edição anual com capacidade para 100 pessoas, além de outras edições na modalidade Salon - para até 30 pessoas.

Mais informações: jaraguadosultedx@gmail.com e @tedxjaraguadosul