11 de agosto Dia Internacional da Logosofia

Eventos

08/08/2022 - 10:10:43 | 2 minutos de leitura

11 de agosto Dia Internacional da Logosofia

Foi criada em 1930 pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González.

Chegou a Jaraguá do Sul no ano de 1988, através de uma palestra realizada para os alunos e professores da faculdade (à época, FERJ). Conta com inúmeras sedes, colégios, filiados e simpatizantes.

É uma ciência nova, eminentemente experimental, que tem grandes objetivos para colaborar com o avanço do homem e de toda a humanidade. Ensina que todo processo de melhoramento social haverá de fracassar, inevitavelmente, se antes não se encara o problema do indivíduo.

É, ao mesmo tempo, uma ciência e uma nova cultura e ensina que é inútil atribuir ao fatalismo a decadência da atual civilização. Ensina que a finalidade da existência humana é “evoluir para a perfeição e ser um verdadeiro servidor da humanidade”.

Quem de nós não vibra internamente quando aprende algo novo e importante? E o que podemos aprender de novo sobre o Homem, as Leis Universais, sobre Deus, sobre o Espírito e sua participação ativa na vida do homem, sobre o Destino, sobre as Deficiências psicológicas que nos levam a cometer erros e a atrasar nossa própria evolução?

Até quando seguiremos pensando que são os outros que precisam mudar? Até quando seguiremos acreditando que “pau que nasce torto, até as cinzas são tortas”? A Logosofia oferece ao homem um novo conhecimento, o transcendente, mas para isso precisa decidir-se a saltar o cerco que reduz os horizontes de sua vida. Precisa sair da cômoda posição de espera para tornar-se agente de sua própria transformação e também da humanidade.

É um convite permanente a que conheçamos nossa configuração psicoespiritual, que atendamos nossa natureza espiritual tão bem quanto nos esforçamos para atender nossa natureza física.

 “Quando o espírito reinar em cada homem, quando deixar de ser um ente abstrato para converter-se numa presença viva de seu existir humano, tudo mudará fundamentalmente para seu bem no seio da espécie. Só então o homem poderá captar e realizar sua grande missão, com plena consciência de sua responsabilidade ante Deus e ante si mesmo.” Livro O Espírito Paula F. D. Moretti Docente da Fundação Logosófica.

Em Jaraguá do Sul, a Fundação Logosófica está situada na rua Therezita Menegotti Rocha, nº 110, bairro Água Verde. Está aberta a todos que queiram conhecer e estudar Logosofia.