Alerta Meteorológico: Ciclone e Frente Fria Trazem Temporais com Granizo e Ventania para Santa Catarina
Atenção em SC: Instabilidades Avançam pelo Estado com Risco de Chuva Intensa e Rajadas de Vento de até 80 km/h
09/06/2026 - 14:22:00 | 2 minutos de leitura
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico de atenção para a virada de tempo prevista entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12). A aproximação de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, deve quebrar o período de estabilidade e trazer temporais isolados, mas potencialmente destrutivos, para todas as regiões do estado.
Dinâmica do Sistema Meteorológico
O avanço do ar quente e úmido vindo da região amazônica, ao se encontrar com a massa de ar frio que avança pelo Sul do país, criará o cenário perfeito para o desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical (Cumulonimbus).
Atenção: O risco é considerado moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
Cronograma e Áreas Afetadas
Quinta-feira (11) - Tarde e Noite: As áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) serão as primeiras a registrar pancadas de chuva e trovoadas. Há chance imediata de queda de granizo isolado.
- Sexta-feira (12) - Madrugada e Manhã: A instabilidade se espalha para as demais regiões, incluindo o Vale do Itajaí, Planalto Norte e a Grande Florianópolis. A chuva pode ser localmente intensa, acumulando volumes significativos em curto espaço de tempo.
Tabela de Riscos por Região
| Região de SC | Principal Risco | Intensidade Estimada do Vento |
| Grande Oeste e Extremo Oeste | Granizo e Microexplosões | Até 80 km/h |
| Planalto Sul e Litoral Sul | Chuva Intensa e Alagamentos | 60 a 75 km/h |
| Vale do Itajaí e Cb. de Litoral | Enxurradas Rápidas | Até 60 km/h |
| Norte e Grande Florianópolis | Raios e Queda de Galhos | 50 a 60 km/h |
Recomendações da Defesa Civil
Durante os ventos fortes: Busque abrigo em locais seguros, longe de janelas, árvores, placas de sinalização e postes de energia.
Em caso de granizo: Proteja veículos em locais cobertos e evite sair para a rua durante a precipitação das pedras de gelo.
Risco de alagamentos: Não dirija em áreas alagadas e evite atravessar pontes ou pontilhões submersos.
- 11 SetDefesa Civil faz alerta para ciclone e temporais severos com ventos de até 90 km/h em SCLEIA MAIS
10 SetAlerta Meteorológico: Ciclone e Frente Fria Ameaçam Sete Estados Brasileiros com Temporais de até 200 mmLEIA MAIS- 09 SetWhatsApp vai passar a cobrar por mensagem? Entenda o que muda a partir de outubroLEIA MAIS
- 09 SetCiclone extratropical deve provocar temporais, vendaval e granizo nos próximos dias no Sul do paísLEIA MAIS
08 SetCiclone extratropical ganha força e ameaça o Centro-Sul com chuvarada de até 300 mm e severo risco de granizoLEIA MAIS
07 SetPrevisão do Tempo para o Feriado de 7 de Setembro em Santa CatarinaLEIA MAIS
06 SetFrio Intenso no Sul: Massa Polar Traz Risco de Neve e Mínimas de até -8°C em Santa CatarinaLEIA MAIS
05 SetSuper El Niño: OMM Alerta para Intensificação e Impactos Severos até 2027LEIA MAIS- 04 SetEl Niño pode se intensificar e durar até 2027, alerta OMMLEIA MAIS




