Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem custo adicional na conta de luz

Geral

02/02/2026 - 12:31:00 | 1 minutos de leitura

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem custo adicional na conta de luz

Agência reguladora aponta melhora no nível dos reservatórios e dispensa uso de usinas termelétricas mais caras A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária será verde em fevereiro, o que significa que não haverá cobrança adicional na conta de energia elétrica dos consumidores. Segundo a Aneel, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro em comparação com a primeira quinzena do mês. Com isso, houve recuperação no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia, com maior participação das hidrelétricas, que possuem custo menor de produção, reduzindo a pressão sobre as tarifas. Entenda o que significa cada bandeira tarifária: Bandeira Verde: condições favoráveis de geração (chuvas abundantes, reservatórios cheios). Sem acréscimos na tarifa. Bandeira amarela: condições menos favoráveis (chuvas insuficientes). Acréscimo de R$ 1,885 por kW/h consumido. Bandeira vermelha – Patamar 1: geração mais cara (níveis de água baixos). Acréscimo de R$ 4,463 por kW/h. Bandeira vermelha – Patamar 2: cenário crítico (níveis muito baixos). Acréscimo de R$ 7,877 por kW/h.