Anvisa aprova registro de kit para diagnóstico de febre maculosa
06/07/2023 - 07:54:11 | 2 minutos de leitura

O kit, fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, é o segundo autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa.
O kit, fabricado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, é o segundo autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.
Segundo determinação da Anvisa, o teste deve ser realizado por profissionais da área de saúde com conhecimento específico em biologia molecular.
A febre maculosa é transmitida pela picada de carrapato-estrela infectado. E não passa diretamente de pessoa para pessoa nem pelo contato com animais infectados. Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato.
Os hospedeiros preferidos da bactéria da febre maculosa são os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticos e silvestres.
Entre os sintomas, estão, além da febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.
Fonte Agência Brasil/ foto divulgação Agência Brasil
24 JunAnvisa proíbe e manda apreender 3 marcas conhecidas de cosméticos e álcoolLEIA MAIS
18 JunAnvisa determina recolhimento de dois antibióticos e proíbe anestésicos sem registroLEIA MAIS
18 JunAnvisa determina recolhimento de dois antibióticos e proíbe anestésicos sem registroLEIA MAIS- 15 Jun‘Ozempic nacional’ chega às farmácias: saiba tudo sobre o OzivyLEIA MAIS
- 11 Jun"Não resta dúvida sobre a eficácia da vacina da dengue", afirma ministro Alexandre PadilhaLEIA MAIS
- 04 JunMaternidade Compulsória: Brasil registra 450 partos diários entre crianças e adolescentesLEIA MAIS
- 04 JunMaternidade Compulsória: Brasil registra 450 partos diários entre crianças e adolescentesLEIA MAIS
03 JunA Revolução Farmacêutica: Como a China Deixou as Bugigangas para Trás e Agora Ameaça as Gigantes da SaúdeLEIA MAIS- 01 JunMS e RD Congo unem forças para conter nova cepa do vírus EbolaLEIA MAIS




