Anvisa publica Resolução nº 1.038 e atualiza normas sanitárias para aeroportos e companhias aéreas
Nova regulação da Anvisa exige gestão da qualidade e planos específicos para água, limpeza e resíduos no setor aéreo.
31/08/2026 - 06:57:00 | 2 minutos de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Resolução nº 1.038, atualizando o marco regulatório de segurança sanitária para aviões e aeroportos no Brasil e substituindo as diretrizes que vigoravam desde 2002. A medida entra em vigor em 150 dias e impõe obrigações mais rígidas voltadas à contenção de riscos à saúde pública e à modernização do setor.
Uma das principais mudanças é a obrigatoriedade de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade focado na segurança sanitária. A regra se aplica aos aeroportos de grande porte (Classes III e IV, como Guarulhos, Brasília e Galeão) e a companhias aéreas com transporte regular de passageiros em aeronaves dotadas de instalações hidráulicas ou banheiros. Esse sistema deverá abranger:
Políticas internas de segurança sanitária
Programas contínuos de auditoria
Gestão documental robusta e qualificação de fornecedores
Capacitação periódica dos colaboradores
As empresas terão até 24 meses para realizar a implementação completa das exigências, com um prazo intermediário de 12 meses para estruturar a gestão documental e os treinamentos.
Divisão de Obrigações
| Responsável | Principais Exigências |
| Aeroportos | Fornecimento de água potável, limpeza/desinfecção de terminais, gestão de resíduos sólidos, controle de pragas, manutenção de sistemas de climatização e suporte a serviços de saúde. |
| Companhias Aéreas | Controle de qualidade da água e dos alimentos a bordo, higienização rigorosa das aeronaves, descarte adequado de resíduos de viagem e ações de controle de vetores (insetos e roedores). |
Além disso, a norma exige a criação de planos operacionais específicos (como o Plano de Gestão de Água Potável e o de Gerenciamento de Resíduos) e estabelece diretrizes para emergências de saúde pública. Para a concessão de novas operações internacionais em terminais aeroportuários, passa a ser obrigatória uma avaliação sanitária prévia da Anvisa, que poderá incluir inspeções in loco.
16 OutHomem viaja 2 mil km para ver pretendente e descobre que ela era criada por IALEIA MAIS- 11 OutPapa Leão XIV anuncia cirurgia para remoção de nódulo no pulmãoLEIA MAIS
- 02 OutProjeto de Lei propõe proibir uso de bicicletas elétricas por menores de 15 anos no BrasilLEIA MAIS
30 SetWhatsApp lança novos controles parentais para aumentar a segurança de adolescentes no aplicativoLEIA MAIS
29 SetMorre o radialista Albino Flores, ex-apresentador do Studio Atualidades, aos 63 anosLEIA MAIS
28 SetTemporal com granizo forte atinge Pinhalzinho no Oeste de Santa CatarinaLEIA MAIS
25 SetPublicitário Político Elias Raasch morre em Jaraguá do SulLEIA MAIS
24 SetCaixa-preta de helicóptero que caiu com cantor Rick é encontrada pela FAB em Santa CatarinaLEIA MAIS
23 SetLiberação dos corpos das vítimas de queda de helicóptero em SC e andamento das investigaçõesLEIA MAIS





