Apagão nacional deixa cidades sem energia elétrica
16/08/2023 - 09:17:06 | 2 minutos de leitura

O Distrito Federal e cidades de 25 estados do Brasil ficaram sem energia elétrica na manhã de ontem, 15. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), as cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram normalizadas por volta das 10h22. Mas os problemas persistem parcialmente nas regiões Norte e Nordeste.
"Estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste", informou a nota, que acrescenta que o ministro Alexandre Silveira já determinou "a rigorosa apuração das causas do incidente".
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste, que também causou reflexos nas demais regiões do Brasil.
O governo, no entanto, não divulgou o que causou a ocorrência. "A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas." Nas redes sociais, o apagão nacional chegou a ficar entre os assuntos mais comentados. Relatos nas redes sociais afirmam que a falta de energia teria começado por volta das 8h20 da manhã.
Segundo internautas, o apagão nacional atingiu o Distrito Federal e os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Até o momento, Roraima foi o único estado que não relatou falhas elétricas.
Em alguns lugares, a luz acabou por cerca de 30 minutos, em outros, menos. No Pará, moradores afirmam que a luz demorou ainda mais para voltar. Há relatos de que o apagão afetou as linhas de metrôs em Belo Horizonte, Salvador, Recife e São Paulo. Já moradores de Teresina e Belém relataram problemas nos semáforos. Estudantes de várias cidades também usaram as redes sociais para mostrar o transtorno que a falta de luz causou nas escolas.
Fonte Terra/Foto: Poder360
- 02 OutProjeto de Lei propõe proibir uso de bicicletas elétricas por menores de 15 anos no BrasilLEIA MAIS
30 SetWhatsApp lança novos controles parentais para aumentar a segurança de adolescentes no aplicativoLEIA MAIS
29 SetMorre o radialista Albino Flores, ex-apresentador do Studio Atualidades, aos 63 anosLEIA MAIS
28 SetTemporal com granizo forte atinge Pinhalzinho no Oeste de Santa CatarinaLEIA MAIS
25 SetPublicitário Político Elias Raasch morre em Jaraguá do SulLEIA MAIS
24 SetCaixa-preta de helicóptero que caiu com cantor Rick é encontrada pela FAB em Santa CatarinaLEIA MAIS
23 SetLiberação dos corpos das vítimas de queda de helicóptero em SC e andamento das investigaçõesLEIA MAIS- 22 SetResgate de corpos de vítimas de queda de helicóptero em SC pode levar horas devido ao terrenoLEIA MAIS
22 SetProjetos de lei avançam para conceder porte de arma a 10 novas categorias profissionais no BrasilLEIA MAIS




