Após polêmica, irmãs Abravanel publicam nota: “Apartidarismo”

Geral

16/12/2025 - 12:35:00 | 2 minutos de leitura

Após polêmica, irmãs Abravanel publicam nota: “Apartidarismo”

Patrícia Abravanel – após enxurrada de críticas -, além de restringir os comentários em seu perfil no Instagram, publicou um documento com as diretrizes editoriais do jornalismo do SBT. O post é colaborativo com suas irmãs, menos Rebeca e Silvia Abravanel. O documento é datado de março de 1988, direcionado aos funcionários da emissora e assinado por Silvio Santos. O texto defende o apartidarismo, que todos os lados sejam ouvidos, e que a função do jornalismo é tão somente informar. – ISENÇÃO – ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga – diz um trecho. – APARTIDARISMO – nosso compromisso é com a informação correta e com o público. Ele quer fato documentado não proselitismo; quer informação e não ideologização da notícia – diz outro. O documento também defende que “não vamos agredir nosso público e seus costumes e suas crenças; o respeito ao telespectador fundamental”. Ao final, é ressaltado a todos os redatores, repórteres e jornalistas da casa, que os princípios listados devem ser obedecidos, a fim de que se cumpra “a missão de informar bem”. As filhas de Silvio Santos foram alvo de críticas nas redes sociais após o SBT receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira, em São Paulo, durante a festa de lançamento do SBT News, canal de notícias 24 horas da emissora. O evento ocorreu no dia em que Silvio Santos completaria 95 anos e reuniu políticos, artistas e esportistas. Lula e Moraes discursaram no palco, o que motivou reação negativa de parte do público. Após a cerimônia, Patrícia Abravanel perdeu mais de 100 mil seguidores no Instagram, segundo dados da plataforma InsTrack. Nas redes sociais, usuários direcionaram críticas duras às herdeiras do apresentador e defenderam boicote à emissora. – Que pena que suas filhas te traíram (sic) e se venderam por dinheiro sujo, roubado do povo trabalhador deste país na (sic) qual você serviu, Silvio Santos. Em tua memória, vamos boicotar a emissora que o senhor criou e trabalhou por anos – escreveu uma usuária do X.