Aviões dos EUA deixam a Espanha após governo afirmar que bases não podem ser usadas para ataques
Em Foco
03/03/2026 - 12:23:00 | 3 minutos de leitura
No último domingo, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, permitiu que os EUA usem bases aéreas para "ataque defensivo" Quinze aeronaves americanas deixaram as bases militares de Rota e Morón, no sul da Espanha, desde que os Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra o Irã no fim de semana, segundo mapas divulgados na segunda-feira (2) pelo site de rastreamento de voos FlightRadar24. O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, afirmou que a Espanha não permitirá que suas bases militares, operadas em conjunto pelos EUA e pela Espanha, mas sob soberania espanhola, sejam usadas para ataques contra o Irã. A Espanha condenou os ataques. "As bases espanholas não estão sendo usadas para esta operação e não serão usadas para nada que não esteja incluído no acordo com os Estados Unidos ou para nada que não esteja de acordo com a Carta das Nações Unidas", disse Albares, em entrevista à emissora espanhola Telecinco. O site de rastreamento FlightRadar24 mostrou que nove aviões-tanque partiram no domingo da base aérea de Morón, no sul da Espanha, em direção à Alemanha. Na noite de domingo (1º), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, permitiu que os Estados Unidos usem bases aéreas britânicas para qualquer "ataque defensivo" que os EUA queiram realizar contra alvos iranianos. Segundo informações obtidas pela Reuters, a Grã-Bretanha inicialmente negou permissão aos EUA para realizar ataques aéreos a partir de suas bases e não esteve envolvida nas ações conjuntas EUA-Israel contra o Irã. No ataque, mais de 40 líderes do Irã morreram. Entre eles, o líder supremo do país, Ali Khamenei. A ação EUA-Israel começou no sábado (28). Irã revidou, lançando mísseis contra bases militares americanas no Oriente Médio. Ataques de ambos os lados continuam. Nesta segunda-feira (2), militantes do grupo Hezbollah, aliado de Teerã, lançaram foguetes e drones contra o norte de Israel. Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram que interceptaram a maioria dos drones, enquanto alguns foguetes caíram em área aberta, sem deixar feridos. Em resposta, os israelenses lançaram ataques contra alvos do Hezbollah em todo o Líbano, onde o grupo é dominante, incluindo a capital, Beirute. Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 149 ficaram feridas. Dados da organização humanitária Crescente Vermelho apontam que 555 pessoas morreram em decorrência do ataque coordenado dos Estados Unidos e Israel contra o Irã. Os EUA alegam que atacaram o Irã porque o país estaria desenvolvendo um arsenal nuclear. O Irã nega.
Mais Em Foco
- 25 JunEx-prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell é condenada por irregularidades na Schützenfest de 2009LEIA MAIS
- 24 JunHolanda registra 1º caso de eutanásia em criança após ampliação de lei para menores de 12 anosLEIA MAIS
- 23 JunBiólogo alerta para crueldade em Jaraguá do Sul: cachorro corre risco de ter genitália amputada após maus-tratosLEIA MAIS
22 JunFrente fria traz tempo severo com ventos acima de 100 km/h e risco de tornado no SulLEIA MAIS
18 JunAlinhamento Planetário e Lua Brilhante Transformam o Céu Desta Quinta-feira em um Espetáculo AstronômicoLEIA MAIS
15 JunNovo terremoto de magnitude 6,2 atinge a costa das FilipinasLEIA MAIS- 14 JunTragédia no Ar: Colisão entre dois helicópteros deixa seis mortos no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de JaneiroLEIA MAIS
- 14 JunQuem era Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, jovem que morreu em salto de rope jumpLEIA MAIS
- 12 JunGoverno Lula bloqueia R$ 24 bilhões do Orçamento e congela verbas de programas sociais e DefesaLEIA MAIS




