Brasil e EUA retomam diálogo sobre tarifas após conversa entre Lula e Trump
Reunião ministerial na próxima semana marca a volta das negociações comerciais entre Brasília e Washington.
22/08/2026 - 02:06:00 | 1 minutos de leitura
Representantes do governo brasileiro e do governo dos Estados Unidos preparam uma reunião oficial para a próxima semana com o objetivo de destravar as negociações comerciais entre os dois países.
O encontro envolverá o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, além de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e integrantes do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).
A aproximação ocorreu após um contato telefônico direto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump.
A pauta principal envolve a contestação das tarifas alfandegárias aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros.
O governo brasileiro defende a revisão das barreiras, argumentando que as justificativas de Washington — que citam temas como desmatamento, acordos preferenciais, propriedade intelectual, combate à corrupção e o sistema de pagamentos Pix — não possuem fundamentação técnica aplicável a essa taxação.
- 14 OutWEG e General Motors ampliam rede de carregadores elétricos para veículos Chevrolet na ArgentinaLEIA MAIS
11 OutAntecipação do 13º Salário em 2026: Entenda o Novo Prazo da Segunda ParcelaLEIA MAIS
07 OutPix Automático em contas-salário: Banco Central aprova uso a partir de julho de 2027LEIA MAIS- 03 OutProrrogada a Adesão à Renegociação de Dívidas do MEI com Novas Modalidades de NegociaçãoLEIA MAIS
- 02 OutLula avalia limitar a concessão de cartões de crédito a um por pessoa para conter endividamentoLEIA MAIS
01 OutContas do Governo Registram Déficit Primário de R$ 13,6 Bilhões em AgostoLEIA MAIS
29 SetUnifique avança 70 posições no ranking Valor 1000 e se destaca em inovação no BrasilLEIA MAIS
28 SetWEG Dobra Capacidade de Nova Fábrica de Baterias e eleva Investimento para R$ 330 MilhõesLEIA MAIS- 22 SetSTJ decide que bancos devem devolver parcelas de empréstimo consignado em contratos nulos de analfabetosLEIA MAIS




