Buscas por helicóptero de Rick e empresário avançam por novas rotas em SC

Com auxílio de drones térmicos e reforço de equipes, buscas por helicóptero do cantor Rick entram em nova fase em Santa Catarina

Em Foco

22/09/2026 - 08:01:00 | 2 minutos de leitura

 Buscas por helicóptero de Rick e empresário avançam por novas rotas em SC

  As operações de resgate do helicóptero que transportava o cantor sertanejo Rick (da dupla Rick & Renner) e o empresário Bruno Avelar ganharam novos desdobramentos na região de Urubici, em Santa Catarina.



 Durante a madrugada desta terça-feira (22), as equipes de resgate utilizaram drones equipados com sensores térmicos para mapear trechos de difícil acesso e otimizar a cobertura da área de buscas.

Apesar de a tecnologia permitir a exploração de locais íngremes e a identificação de sinais de calor em meio à vegetação, a aeronave ainda não foi localizada.


 Em entrevista ao SBT News, a aspirante da Polícia Militar de Santa Catarina, Regiane Varela, destacou que o uso de tecnologia é essencial devido às limitações do terreno:


"O drone tem capacidade de chegar muito alto, então amplia a cobertura das imagens. A gente consegue fazer buscas em uma área maior. E os drones que estão sendo utilizados têm sensor térmico [...] identificando se existem pessoas circulando por lá ou algum sinal da aeronave."


O avanço das equipes terrestres enfrenta desafios geográficos e climáticos severos


. O relevo de Urubici é composto por cânions, formações montanhosas e mata fechada, o que torna o deslocamento a pé lento e perigoso. Além disso, embora a chuva tenha dado uma trégua temporária durante a madrugada, o início da manhã trouxe garoa e neblina à região, dificultando a visibilidade.


Com a chegada de reforços do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual, patrulhas rurais e voluntários, a operação agora trabalha com novas hipóteses.


 A principal linha de ação considera que o piloto possa ter alterado a rota original (entre Urubici e São Joaquim) para desviar das más condições do tempo. 


Locais como Santa Bárbara, Morro Agudo e Vacas Gordas já passaram por varreduras, e novas áreas previamente fora do radar passarão a ser inspecionadas ao longo do dia. As autoridades também seguem monitorando possíveis sinais de geolocalização emitidos pelos telefones celulares dos passageiros.


Foto: Reprodução/Rede Social