ChatGPT identifica plano de pai para matar filho e aciona FBI para impedir crime no ES
Inteligência Artificial da OpenAI detecta plano de infanticídio no Espírito Santo; intervenção do FBI e da polícia salva criança de 8 anos
27/06/2026 - 03:26:00 | 1 minutos de leitura

Uma tragédia iminente foi evitada no Espírito Santo graças à intervenção de uma ferramenta de Inteligência Artificial. O ChatGPT, desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI, identificou mensagens em que um pai detalhava um plano para assassinar o próprio filho, uma criança de apenas 8 anos de idade.
De acordo com as investigações, o crime estava programado para acontecer já no dia seguinte ao que o suspeito acabou sendo detido. Ao processar o teor altamente perigoso e violento das interações, os sistemas de segurança da OpenAI acionaram um protocolo de emergência global.
Diante da gravidade extrema e do
risco de morte iminente, a OpenAI enviou um alerta urgente ao FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos. A agência americana, por sua vez, repassou as coordenadas e as informações cruciais para as autoridades policiais brasileiras.
A rápida articulação internacional permitiu que a polícia local localizasse e prendesse o homem antes que ele pudesse executar o crime contra o filho. A ação conjunta destaca o papel crescente do monitoramento de segurança de IA na prevenção de crimes violentos contra a vida.
23 JunDescoberta Histórica: Naufrágio Cananeu de 3.300 Anos É Encontrado no Mar MediterrâneoLEIA MAIS- 30 MaiNASA oficializa o plano "Ignition" e define cronograma para erguer a primeira colônia humana na LuaLEIA MAIS
- 25 MaiA Era dos "Carros Voadores" em São Paulo: Revo já Traça Rotas Comerciais para 2027LEIA MAIS
23 MaiO Caçador de Raios Gama: Chile Constrói Observatório Colossal no Deserto do AtacamaLEIA MAIS
16 MaiWhatsApp Lança "Modo Privado" para Conversas com Inteligência ArtificialLEIA MAIS
06 MaiWEG lidera transformação de mina desativada em hub de energia renovável na FinlândiaLEIA MAIS
18 AbrAstronautas da missão Artemis II utilizaram tecnologia brasileira da USP para monitorar ciclo circadianoLEIA MAIS- 03 AbrFalha em sensor de pressão gera alerta inesperado durante testes de sistemas da Artemis 2LEIA MAIS
24 MarUnifique é eleita a melhor operadora de banda larga do Sul do Brasil em 2026LEIA MAIS




