combinação de compostos da cannabis melhora sintomas do Alzheimer
Pesquisa financiada pelo NIH e conduzida por pesquisadores americanos revela que uma combinação de compostos da cannabis reduziu a agitação em 87% dos pacientes com Alzheimer durante 12 semanas de tratamento.
22/07/2026 - 08:32:00 | 1 minutos de leitura
Na ausência de tratamentos capazes de interromper ou reverter a progressão da Doença de Alzheimer — uma condição neurodegenerativa progressiva e irreversível —, novas abordagens terapêuticas buscam ao menos mitigar os sintomas comportamentais que afetam a qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores.
Uma pesquisa recente, conduzida por cientistas da Universidade de Medicina da Carolina do Sul e da Universidade de Georgetown, trouxe resultados altamente promissores. O estudo, que contou com o financiamento do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e da Associação de Alzheimer, avaliou a eficácia de uma combinação de compostos derivados da cannabis no manejo da agitação em pacientes diagnosticados com a doença.
Durante um período de acompanhamento de 12 semanas, o método demonstrou ser significativamente eficaz: 87% dos voluntários apresentaram melhora perceptível nos sintomas de agitação e agressividade. Esse avanço representa uma alternativa promissora aos medicamentos psicoativos tradicionais, que muitas vezes carregam efeitos colaterais severos em idosos, oferecendo uma nova perspectiva para o controle de sintomas neuropsiquiátricos associados à demência.
20 JulAnvisa aprova novo medicamento para o tratamento de linfoma agressivo no BrasilLEIA MAIS
20 JulAnvisa aprova novo medicamento para o tratamento de linfoma agressivo no BrasilLEIA MAIS
13 JulAnvisa aprova Fluprevli: Conheça a nova vacina contra a gripe autorizada no BrasilLEIA MAIS- 10 JulEstudo associa certos contraceptivos a maior risco de tumor cerebral; entenda a relação sem pânicoLEIA MAIS
- 02 JulOzempic no SUS em SC: Projeto de lei propõe distribuição gratuita para tratamento da obesidadeLEIA MAIS
01 JulAnvisa proíbe comercialização de shampoos, pomadas e loções; uso deve ser interrompido imediatamenteLEIA MAIS- 27 JunDesinformação e fake news derrubam cobertura vacinal contra o HPV no BrasilLEIA MAIS
24 JunAnvisa proíbe e manda apreender 3 marcas conhecidas de cosméticos e álcoolLEIA MAIS
18 JunAnvisa determina recolhimento de dois antibióticos e proíbe anestésicos sem registroLEIA MAIS





