Conta de luz terá aumento de 12,3 porcento em SC a partir de sexta-feira

Em Foco

20/08/2025 - 12:23:00 | 2 minutos de leitura

Conta de luz terá aumento de 12,3 porcento em SC a partir de sexta-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (19) o reajuste anual das tarifas da Celesc. A partir de sexta-feira (22), os consumidores residenciais terão aumento de 12,3% na conta de luz. Para clientes de baixa tensão — como pequenos comércios e áreas rurais —, a alta média será de 12,41%. Já os consumidores de alta tensão, incluindo grandes indústrias, pagarão 15,8% a mais. O índice representa um reajuste 2,3 vezes maior que a inflação acumulada em 12 meses (5,23% pelo IPCA) e quase o triplo do aumento do ano passado, quando foi de 4,19% para residências. Em nota, a Celesc afirmou que, sem os encargos setoriais — que não ficam com a empresa —, a correção seria de 5,67%. Segundo a distribuidora, os encargos são repassados obrigatoriamente aos consumidores e foram o principal fator de pressão nas tarifas em 2025. O destaque foi o aumento de 36% no valor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo federal que financia programas como incentivos a fontes renováveis, Tarifa Social, Luz para Todos e subsídios para regiões isoladas. Além disso, medidas provisórias do Governo Federal ampliaram custos da CDE, elevando o impacto final no reajuste. A tarifa é dividida em duas parcelas: Parcela A: custos de geração, transmissão e encargos setoriais, repassados diretamente; Parcela B: custos operacionais e investimentos da Celesc. De cada R$ 100 pagos na conta de luz, apenas R$ 15,80 ficam com a Celesc para despesas e manutenção da rede.