De gaúchos a paraenses: Santa Catarina ganha 400 mil novos eleitores vindos de outros estados desde 2022
Migração de outros estados impulsiona eleitorado de SC, que cresce 4,3% para as Eleições 2026
29/09/2026 - 07:41:00 | 2 minutos de leitura
O eleitorado de Santa Catarina apresentou uma transformação significativa para o pleito deste ano.
Desde as eleições de 2022 até a disputa nas urnas, o número de eleitores no Estado registrou um crescimento de 4,3%.
Embora represente o menor avanço percentual desde 2010, essa alta adiciona quase 240 mil novos votos em disputa nas urnas catarinenses em 2026.
O principal motor desse crescimento populacional e eleitoral é o fluxo migratório.
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) revelam que, entre 2022 e 2026, 399,9 mil eleitores de outros estados brasileiros transferiram seus títulos para municípios catarinenses.
Somados aos 2,4 mil eleitores que antes votavam no exterior, o total de transferências externas para SC alcança a marca de 402 mil pessoas.
Além da atração de novos moradores, o TRE-SC registrou que 306,8 mil eleitores realizaram transferências entre municípios do próprio Estado — movimento que reorganiza o perfil local, mas não altera o montante total de votos no território catarinense.
O saldo final do eleitorado (aumento líquido de 240 mil pessoas) considera a diferença entre os que chegaram e os eleitores que transferiram o título de SC para outras unidades da federação.
Origem dos novos eleitores
A proximidade geográfica e os laços econômicos mantêm a Região Sul como a principal fornecedora de novos eleitores para Santa Catarina:
Rio Grande do Sul: Lidera o ranking com 109,1 mil transferências, o que representa mais de 25% de todo o fluxo recebido pelo Estado.
Paraná: Ocupa a segunda posição, com 71,3 mil novos eleitores integrados ao eleitorado catarinense.
Contudo, a atratividade do Estado estende-se a regiões mais distantes do país:
São Paulo: Registrou 48,6 mil transferências para SC.
- Pará: Soma 37,1 mil eleitores que transferiram o título para municípios catarinenses.
Esses movimentos migratórios alteraram diretamente o perfil demográfico das urnas para 2026, resultando em um eleitorado catarinense composto por uma proporção maior de faixas etárias mais elevadas e de pessoas nascidas fora do Estado.
- 28 SetAnatel alerta STF sobre risco de colapso nas redes móveis com liberação de internet grátis nas eleiçõesLEIA MAIS
27 SetCampanha de Lula é multada em R$ 15 mil por impulsionamento ilegal de vídeo contra Flávio BolsonaroLEIA MAIS
25 SetSTF pede parecer da Anatel sobre manutenção do acesso à internet móvel nas Eleições 2026LEIA MAIS
24 SetLula promete fim das bets, sugere gestão por SAF aos clubes e critica "lavagem de dinheiro"LEIA MAIS
24 SetTRE-PR Mantém Registro de Deltan Dallagnol, mas Campanha ao Senado Segue Suspensa pelo TSELEIA MAIS
21 SetTSE indefere mais de 1,5 mil candidaturas; prazo recursal e vetos marcam cenário eleitoralLEIA MAIS
19 SetTSE admite ação contra chapa de Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do RioLEIA MAIS
19 SetImunidade Eleitoral: Candidatos Não Podem Ser Presos a Partir Deste Sábado (19)LEIA MAIS
18 SetDeputado Zé Trovão aciona o TSE contra reajuste do Bolsa Família anunciado por LulaLEIA MAIS




