Destruição: Chuvas provocam estragos em 32 cidades de SC e deixam municípios em emergência

Em Foco

25/11/2025 - 12:43:00 | 3 minutos de leitura

Destruição: Chuvas provocam estragos em 32 cidades de SC e deixam municípios em emergência

Municípios decretam emergência, famílias ficam desalojadas e Defesa Civil mantém avisos para granizo, raios e alagamentos As chuvas torrenciais que atingiram Santa Catarina na segunda-feira (24) provocaram alagamentos, interromperam aulas, afetaram serviços públicos e deixaram moradores ilhados em diferentes regiões do Estado. Ao menos 32 cidades registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro municípios — Petrolândia, Lontras, Massaranduba e Ibirama — já decretaram situação de emergência, enquanto outros seis estão sob análise. As equipes permanecem mobilizadas para atendimento das comunidades afetadas. O caso mais crítico ocorreu em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, que registrou 180 mm de chuva em 24 horas, sendo quase 40 mm apenas nas seis primeiras horas do dia. Imagens mostram casas submersas até o telhado, bananais encobertos e ruas transformadas em rios. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Jonas Abel Selbiscikowski, o volume acumulado em três horas equivale à chuva prevista para toda a semana. Os bairros mais afetados incluem Braço Elza, Vila do Salto, Braço Miguel, Alto e Baixo Canoas. Com apenas um barco disponível, a prefeitura precisou pedir reforço a cidades vizinhas. Embarcações de Itajaí e Navegantes foram enviadas para auxiliar os resgates. A sede dos bombeiros e da Defesa Civil precisou ser transferida para a escola Rafael Rech, em área mais elevada. Um abrigo foi montado na Escola Paulina Regina Weber Köhler, na Vila do Salto, preparado para receber moradores em situação de risco. As aulas da rede municipal e estadual foram suspensas nos períodos da tarde e noite. O atendimento no posto de saúde do bairro Canoas também foi interrompido. Em Joinville, bairros como Guanabara e regiões da Zona Sul amanheceram alagados. A família Meldola, moradora do bairro Guanabara, perdeu todos os pertences após a água invadir a casa durante a madrugada. Já Balneário Barra do Sul registrou 161 mm de chuva nas últimas 24 horas. Cerca de 100 pessoas ficaram desabrigadas e 200 ruas tiveram pontos de inundação. Após o atendimento inicial, os desabrigados foram encaminhados para casas de familiares e amigos. As aulas também foram suspensas no município durante todo o dia por causa dos alagamentos e dos riscos no deslocamento. A partir de hoje (25), o tempo deve estabilizar na maior parte do Estado, segundo a Defesa Civil. Apenas no litoral e parte leste dos planaltos há previsão de chuva fraca em momentos isolados por causa da circulação marítima. Na quarta-feira (26), o tempo permanece firme, com chuva fraca apenas no litoral. Entre quinta (27) e sexta (28), uma área de alta pressão atmosférica garante sol e grande amplitude térmica em todo o Estado.