Escândalo de irregularidades e fraudes no SAMU do RS
30/08/2023 - 09:12:16 | 2 minutos de leitura

Uma investigação jornalística apresentada no programa Fantástico, da Rede Globo, trouxe à luz um alarmante escândalo que envolve a saúde pública. A central do Samu, que opera a partir de Porto Alegre, atendendo a mais de 200 municípios no Rio Grande do Sul, está no epicentro da denúncia. O jornalista Giovani Grizotti conduziu a reportagem, que revelou médicos supostamente chegando atrasados, não cumprindo suas cargas horárias completas e trabalhando menos do que deveriam.
Um exemplo chocante dentre os casos investigados relata a triste morte de uma idosa de 72 anos que padecia de câncer no pulmão. Esperando por quase uma hora por uma ambulância do Samu após reportar dores intensas, a paciente veio a óbito no trajeto ao hospital, vítima de um infarto agudo do miocárdio e hipertensão arterial. No momento da chamada ao Samu, apenas um dos três médicos escalados estava presente.
A gravidade das irregularidades foi atestada por um enfermeiro e um ex-operador de áudio da central. Conforme suas declarações, há um sistema de "escala da escala" entre os profissionais de plantão, resultando em turnos mais curtos. A escassez de médicos devido a essa prática não consegue dar vazão à demanda crescente, conforme enfatizam. A reportagem ressalta que a central lida com uma média diária de 70 mil chamadas de socorro, evidenciando a extensa demanda. O intervalo entre o início da ligação e a chegada da ambulância ultrapassa 40 minutos em média, resultando em considerável impacto à população. Diante da contundência das evidências, a Secretaria de Saúde se manifestou comprometendo-se a empreender uma investigação abrangente sobre o caso.
FonteTerra/ Foto: Cristine Rochol/PMPA
- 10 AgoSUS Libera Acesso a 23 Remédios para Câncer Após Até 12 Anos de EmbargoLEIA MAIS
- 06 AgoBrasil passa a permitir o cultivo de Cannabis para fins medicinais e científicosLEIA MAIS
05 AgoHospital Jaraguá é o primeiro de SC a adotar monitoramento cerebral contínuo em UTI NeonatalLEIA MAIS
28 JulAvanços na Ciência: Dois Novos Casos de Remissão do HIV são Anunciados no Rio de JaneiroLEIA MAIS
25 JulAnvisa proíbe venda de perfumes, shampoos e óleos cosméticos irregulares; veja a lista completaLEIA MAIS- 22 Julcombinação de compostos da cannabis melhora sintomas do AlzheimerLEIA MAIS
20 JulAnvisa aprova novo medicamento para o tratamento de linfoma agressivo no BrasilLEIA MAIS
20 JulAnvisa aprova novo medicamento para o tratamento de linfoma agressivo no BrasilLEIA MAIS
13 JulAnvisa aprova Fluprevli: Conheça a nova vacina contra a gripe autorizada no BrasilLEIA MAIS






