Fifa aprova normas para aumentar presença feminina nas comissões técnicas
Todas as equipes que participarem de torneios femininos da FIFA agora precisam ter, no mínimo, duas mulheres na comissão técnica sentadas no banco de reservas durante as partidas.
19/03/2026 - 16:57:00 | 2 minutos de leitura
A FIFA aprovou essas novas normas justamente hoje, quinta-feira (19 de março de 2026), durante uma reunião do Conselho da entidade.
A ideia central é garantir que o crescimento do futebol feminino dentro de campo seja acompanhado por uma presença real de mulheres nos bancos de reserva e cargos de decisão.
Aqui está o que muda na prática com as novas regras:
As Novas Regras da FIFA
Presença Obrigatória no Banco: Todas as equipes que participarem de torneios femininos da FIFA agora precisam ter, no mínimo, duas mulheres na comissão técnica sentadas no banco de reservas durante as partidas.
Cargos de Liderança: Pelo menos uma dessas mulheres deve ocupar obrigatoriamente o cargo de treinadora principal ou assistente técnica. Isso evita que a cota seja preenchida apenas por funções de apoio.
- Abrangência Total: A norma vale para todas as competições femininas da FIFA, desde as categorias de base (Sub-17 e Sub-20) até o nível profissional, incluindo a Copa do Mundo Feminina e o Mundial de Clubes.
Por que isso foi decidido agora?
A diretora de futebol feminino da FIFA, Jill Ellis, destacou que ainda há um "gargalo" na representatividade. Para você ter uma ideia:
Na Copa do Mundo de 2023, apenas 12 dos 32 técnicos eram mulheres.
- Após as oitavas de final daquele torneio, Sarina Wiegman (da Inglaterra) era a única treinadora mulher restante na competição.
Próximos Passos
As regras já começam a valer para os próximos torneios deste ano, como as Copas do Mundo Femininas Sub-17 (no Marrocos) e Sub-20 (na Polônia), e serão um requisito fundamental para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada aqui no Brasil.
O objetivo é que essas normas "forcem" as federações a investir mais na formação de treinadoras, criando um caminho real para que ex-jogadoras e profissionais da área cheguem ao topo.
06 AgoÁrbitra jaraguaense Charly Wendy Straub Deretti estreia na Série A do Campeonato BrasileiroLEIA MAIS- 01 AgoPresidente da Fifa desiste de privatizar comercialização da Copa do Mundo após fortes críticasLEIA MAIS
- 31 JulUEFA rompe com a FIFA e anuncia boicote às próximas Copas do MundoLEIA MAIS
29 JulAtletas de Jaraguá do Sul conquistam três medalhas no Troféu Brasil de AtletismoLEIA MAIS
19 JulEspanha bate Argentina na prorrogação e é bicampeã do mundo em 2026LEIA MAIS- 17 JulA resposta de Messi a insinuações sobre favorecimento da Argentina na Copa do MundoLEIA MAIS
- 16 JulFifa revela inéditos anéis que serão entregues ao campeão da Copa do Mundo de 2026LEIA MAIS
13 JulJaraguá do Sul domina o Catarinense de Inverno de Natação e conquista três títulos geraisLEIA MAIS
06 JulMonaco anuncia Filipe Luís, ex-Flamengo, como novo treinador até 2028LEIA MAIS






