Flávio Bolsonaro articula nome para ser seu vice-presidente nas eleições 2026
Aliados do senador buscam um nome que possa atrair o eleitorado de centro e fortalecer a chapa contra o atual governo.
: Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
15/03/2026 - 16:15:00 | 2 minutos de leitura
Até o momento, o senador Flávio Bolsonaro (PL), que se posiciona como pré-candidato à Presidência da República para 2026, ainda não definiu oficialmente quem será seu vice.
Embora o anúncio oficial ainda não tenha ocorrido, as articulações políticas nos bastidores estão intensas. Confira o cenário atual:
Principais Cotados para Vice
Aliados do senador buscam um nome que possa atrair o eleitorado de centro e fortalecer a chapa contra o atual governo. Os nomes mais citados são:
Ratinho Júnior (PSD): O governador do Paraná é visto como o "vice dos sonhos" por parte da campanha, devido à sua boa avaliação e ao peso eleitoral do estado. No entanto, ele ainda mantém sua própria pré-candidatura à Presidência e negou recentemente acordos para recuar.
Romeu Zema (Novo): O governador de Minas Gerais é frequentemente sugerido por parlamentares próximos à família Bolsonaro, como uma forma de unir a direita e o partido Novo.
Tereza Cristina (PP): A senadora e ex-ministra é uma opção forte para atrair o setor do agronegócio e o eleitorado feminino, além de representar uma ponte sólida com o Progressistas.
Ronaldo Caiado (União): O governador de Goiás também figura na lista de preferências da centro-direita, embora também tenha pretensões presidenciais próprias.
Alianças e Coordenação
Tarcísio de Freitas: O governador de São Paulo já se declarou leal ao projeto e foi anunciado por Flávio como o coordenador de sua campanha em São Paulo, afastando, por ora, os rumores de que ele próprio disputaria a Presidência em 2026.
Contexto Familiar: Flávio confirmou que outros membros da família buscarão cargos legislativos: Michelle Bolsonaro (Senado pelo DF), Carlos Bolsonaro (Senado por SC) e Jair Renan (Câmara Federal por SC).
Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso em Brasília, tem participado das discussões políticas de dentro da prisão para tentar unificar a direita em torno da candidatura do filho "01".
12 JulDamares decide deixar equipe de plano de governo de Flávio BolsonaroLEIA MAIS- 11 JulO xadrez político dos Bolsonaro: Michelle na disputa pelo Senado no DFLEIA MAIS
08 JulCâmara de Jaraguá do Sul aprova moção pela retomada permanente do projeto “Bota Fora”LEIA MAIS- 08 JulGoverno Lula classifica ida de Flávio Bolsonaro a audiência nos EUA como intervenção com "objetivo eleitoreiro"LEIA MAIS
07 JulDefesa de Lulinha avalia solicitar audiência com a PF para pedir arquivamento de inquérito MancheteLEIA MAIS- 04 JulLula faz gesto obsceno ao defender serviços de qualidade para a população de baixa renda em BrasíliaLEIA MAIS
- 01 JulMichelle Bolsonaro deixa a presidência do PL Mulher para se dedicar à família e a Jair BolsonaroLEIA MAIS
30 JunSTF entra em recesso e adia decisões de grande impacto para o segundo semestreLEIA MAIS
28 JunSecretário de Governo de Belford Roxo é condenado a 100 anos de prisão por fraudes e lavagem de dinheiroLEIA MAIS




