Foguete brasileiro VS-30 V16 levará plataforma de microgravidade a 100 km de altitude em missão de teste de recuperação

Brasil prepara lançamento de foguete de 1,6 tonelada para testar plataforma científica recuperável na Operação Potiguar 2.

Em Foco

06/09/2026 - 08:43:00 | 2 minutos de leitura

Foguete brasileiro VS-30 V16 levará plataforma de microgravidade a 100 km de altitude em missão de teste de recuperação


O Programa Espacial Brasileiro avança com a realização da Operação Potiguar 2, sediada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN)


. A missão utiliza o foguete de sondagem VS-30 V16, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para transportar a Plataforma Suborbital de Microgravidade Recuperável (PSM-R) a aproximadamente 100 quilômetros de altitude, atingindo o limite do espaço em um percurso estimado de 90 quilômetros.


O principal foco da operação é validar o sistema de recuperação da PSM-R em condições reais de voo. Com uma carga de 401 kg, a plataforma conta com tecnologia nacional para garantir o retorno seguro dos experimentos e dados à Terra:

  • Sistemas de Bordo: Paraquedas para resgate, módulos de serviço e de experimentos, sistema de gás frio, anéis de balanceamento e mecanismo "ioiô" para controle da velocidade de rotação antes do desacoplamento.

  • Aplicações Científicas: A capacidade de recuperação viabiliza estudos avançados do Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) nas áreas de biologia, medicina, novos materiais, dinâmica de fluidos, combustão e agricultura espacial.

  • Mobilização e Infraestrutura: A missão reúne cerca de 160 especialistas entre civis e militares. O CLBI, fundado em 1965 como o primeiro centro de lançamentos da América do Sul, provê a infraestrutura de rastreamento e telemetria.


Foto: Divulgação/FAB