Folia com dinheiro público: Carnaval recebeu R$ 85 milhões
Em Foco
18/02/2026 - 12:36:00 | 2 minutos de leitura

Desse total, cerca de R$ 52 milhões saíram de emendas parlamentares, ou seja, foram indicadas por governadores e senadores. Em ano de eleição, parlamentares usam o recurso na maior festa popular do país para se aproximar dos eleitores e “ajudar” em sua imagem. Em 2026, o caso que ganhou destaque e passou a ser fortemente criticado pela oposição é o da Acadêmicos de Niterói, que teve como samba-enredo uma homenagem ao presidente Lula (PT). As informações são da Folha de S. Paulo. O tributo a Lula foi visto por grande parte dos políticos como propaganda eleitoral antecipada, visto que o petista vai concorrer à reeleição no pleito deste ano. A agremiação, inclusive, recebeu R$ 1 milhão da Embratur. Os opositores apontaram que o repasse pode configurar como uso político do dinheiro público. Em relação a esse repasse em específico, o Tribunal de Contas da União sugeriu que a doação não fosse feita, mas o ministro Aroldo Cedraz permitiu. Entretanto, ele pediu para ouvir o que dizem a Acadêmicos de Niterói, o presidente Lula e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Freixo declarou que não houve favorecimento político, e ressaltou que todas as escolas do Grupo Especial receberam a mesma quantia. A Caixa usou os recursos para colocar dinheiro em camarotes, festas e eventos em vários estados. A instituição financeira também patrocinou shows de artistas como BayanaSystem, Luiz Caldas e Saulo. No total, o banco gastou R$ 14,8 milhões. Outros cantores receberam cachês altíssimos pagos por prefeituras, como Wesley Safadão, que recebeu R$ 1,2 milhão; Alok e Simone Mendes, que recebera, R$ 950 mil cada. Governos estaduais também injetaram dinheiro na festa: no Rio, foram R$ 40 milhões; Riotur repassou R$ 51,6 milhões e o governo de São Paulo gastou R$ 30,2 milhões. Entre os parlamentares que mandaram dinheiro por meio de emendas parlamentares estão Guilherme Boulos (Psol), que enviou R$ 500 mil para a escola de samba paulista Vai-Vai. A Comissão de Turismo e a Bancada da Bahia mandaram R$ 9 milhões e R$ 30 milhões cada, respectivamente.
Mais Em Foco
- 24 JunHolanda registra 1º caso de eutanásia em criança após ampliação de lei para menores de 12 anosLEIA MAIS
- 23 JunBiólogo alerta para crueldade em Jaraguá do Sul: cachorro corre risco de ter genitália amputada após maus-tratosLEIA MAIS
22 JunFrente fria traz tempo severo com ventos acima de 100 km/h e risco de tornado no SulLEIA MAIS
18 JunAlinhamento Planetário e Lua Brilhante Transformam o Céu Desta Quinta-feira em um Espetáculo AstronômicoLEIA MAIS
15 JunNovo terremoto de magnitude 6,2 atinge a costa das FilipinasLEIA MAIS- 14 JunTragédia no Ar: Colisão entre dois helicópteros deixa seis mortos no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de JaneiroLEIA MAIS
- 14 JunQuem era Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, jovem que morreu em salto de rope jumpLEIA MAIS
- 12 JunGoverno Lula bloqueia R$ 24 bilhões do Orçamento e congela verbas de programas sociais e DefesaLEIA MAIS
08 JunFim do Mistério: YouTuber Famoso Desvenda Luzes no Céu do Paraná e Detalha a Verdadeira Origem do FenômenoLEIA MAIS




