Frente fria avança pelo Sul do Brasil
a mudança deve começar a influenciar o tempo em Santa Catarina de forma mais direta entre hoje, terça-feira (17/03), e amanhã, quarta-feira (18/03).
17/03/2026 - 07:19:00 | 2 minutos de leitura

O tempo está prestes a mudar. Uma nova frente fria está avançando pelo Sul do Brasil e deve começar a influenciar o tempo em Santa Catarina de forma mais direta entre hoje, terça-feira (17/03), e amanhã, quarta-feira (18/03).
Aqui está o que esperar para os próximos dias na região de Jaraguá do Sul e no estado:
Previsão Imediata (Março)
Instabilidade e Temporais: A chegada dessa frente fria traz risco de temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas a nebulosidade e a chance de chuva aumentam em todo o estado.
Queda Gradual de Temperatura: Em Jaraguá do Sul, as temperaturas começam a ficar mais amenas a partir de quinta-feira (19/03), com mínimas na casa dos 16°C e máximas que não devem ultrapassar os 26°C.
Início do Outono: O outono começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 20 de março, às 11h45. Embora a estação traga um alívio no "calorão", as primeiras semanas ainda podem registrar temperaturas acima da média.
Tendência para os Próximos Meses
Embora as frentes frias passem a ser mais frequentes agora, o "frio de verdade" (ondas de ar polar intensas) tem uma previsão mais específica:
| Período | Expectativa Climática |
| Abril | Diminuição gradual das temperaturas e incursões mais frequentes de ar frio. |
| Maio | Previsão das primeiras ondas de frio intenso do ano, a partir da metade do mês. |
Nota: Como estamos em um período de transição (verão para outono), é comum que as frentes frias venham acompanhadas de temporais e ventos antes da queda na temperatura. Vale a pena deixar o guarda-chuva e um casaco leve à mão para o final da semana.
- 14 AgoTemporal de granizo com pedras do tamanho de ovos causa estragos no Planalto Norte de SCLEIA MAIS
13 AgoTragédia na BR-470: Colisão fatal deixa dois mortos e um ferido grave no Alto Vale do ItajaíLEIA MAIS- 10 AgoFrio, chuva e mar agitado marcam a segunda-feira em Santa CatarinaLEIA MAIS
- 08 AgoInvestigação da Polícia Civil indica que homem encontrado morto no Rio Itajaí-Açu foi vítima de emboscada em SCLEIA MAIS
02 AgoGrave acidente na BR-116 em Correia Pinto mata mulher de 33 anos e deixa três feridosLEIA MAIS- 30 JulVentos de 85 km/h causam estragos e deixam moradores sem energia em GaruvaLEIA MAIS
28 JulTragédia em Criciúma: Criança de 10 anos morre após ser atingida por trave de futebol em praça em obrasLEIA MAIS
24 JulTJSC mantém condenação de diácono por estupro de vulnerável no Sul de Santa CatarinaLEIA MAIS- 22 JulRio Mendanha em Itapoá: Projeto busca recuperar e reintegrar curso d'água à paisagem urbanaLEIA MAIS






