Intoxicação por ecstasy leva bebê à UTI e casal à prisão em SC

Geral

22/12/2025 - 11:01:00 | 2 minutos de leitura

Intoxicação por ecstasy leva bebê à UTI e casal à prisão em SC

Um bebê de 11 meses está internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, após exames apontarem a presença de ecstasy (MDMA) e metanfetamina em seu organismo. O caso ocorreu no sábado (20) e é investigado pela polícia como tentativa de homicídio. De acordo com a Polícia Militar, o casal responsável pela criança foi localizado na região central da Capital pedindo ajuda, quando o bebê já apresentava um quadro clínico crítico. A criança deu entrada no hospital com convulsões, alteração do nível de consciência e sinais compatíveis com intoxicação por substâncias psicoativas. Segundo a equipe médica, logo após a entrada no hospital, o bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória, sendo reanimado e, em seguida, encaminhado à UTI, onde permanece sob cuidados intensivos. Durante a avaliação clínica, os profissionais também identificaram negligência no acompanhamento médico, já que a criança não comparecia regularmente às consultas de rotina. Apesar de negarem a administração de qualquer substância ilícita, relatos da equipe de atendimento indicam que o homem apresentava sinais de uso de drogas no momento em que chegou ao hospital. Diante dos indícios, o Conselho Tutelar foi acionado, e o casal recebeu voz de prisão. Os responsáveis foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. Eles devem responder, em tese, por homicídio doloso na modalidade tentada, enquanto as investigações seguem em andamento. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina informou que, em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não pode divulgar informações detalhadas sobre o estado de saúde de pacientes internados na rede pública.