Janja embarca para a Itália em sua 38ª viagem internacional no atual mandato de Lula
Primeira-dama participa da Semana da Nutrição 2026 em Roma e reforça agenda global de combate à fome
26/05/2026 - 03:18:00 | 2 minutos de leitura
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, embarcou para Roma, na Itália, para participar da Semana da Nutrição 2026. O evento, que reúne lideranças globais, especialistas e organizações internacionais, debate estratégias multissetoriais para erradicar a desnutrição e garantir a segurança alimentar sustentável.
Esta viagem marca a 38ª ida de Janja ao exterior desde o início do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023. A presença da primeira-dama em missões internacionais tem sido uma marca registrada da atual gestão, na qual ela atua como embaixadora informal de causas sociais, com foco em:
Combate à fome e à pobreza extrema;
Empoderamento feminino e igualdade de gênero;
- Sustentabilidade e transição climática justa.
A Agenda em Roma
Durante o fórum na Itália, Janja deve apresentar as frentes de destaque do governo brasileiro no setor, como a consolidação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza (lançada originalmente no âmbito do G20) e o fortalecimento de programas de alimentação escolar.
"O Brasil voltou a ser um ator central no debate sobre a dignidade alimentar. Levar nossa experiência de combate à fome para a Semana da Nutrição em Roma fortalece parcerias que podem salvar vidas globalmente", destacou a assessoria em nota sobre os objetivos da comitiva.
Além da participação nos painéis principais do evento, estão previstos encontros bilaterais com representantes de agências das Nações Unidas baseadas na capital italiana, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).
12 JulDamares decide deixar equipe de plano de governo de Flávio BolsonaroLEIA MAIS- 11 JulO xadrez político dos Bolsonaro: Michelle na disputa pelo Senado no DFLEIA MAIS
08 JulCâmara de Jaraguá do Sul aprova moção pela retomada permanente do projeto “Bota Fora”LEIA MAIS- 08 JulGoverno Lula classifica ida de Flávio Bolsonaro a audiência nos EUA como intervenção com "objetivo eleitoreiro"LEIA MAIS
07 JulDefesa de Lulinha avalia solicitar audiência com a PF para pedir arquivamento de inquérito MancheteLEIA MAIS- 04 JulLula faz gesto obsceno ao defender serviços de qualidade para a população de baixa renda em BrasíliaLEIA MAIS
- 01 JulMichelle Bolsonaro deixa a presidência do PL Mulher para se dedicar à família e a Jair BolsonaroLEIA MAIS
30 JunSTF entra em recesso e adia decisões de grande impacto para o segundo semestreLEIA MAIS
28 JunSecretário de Governo de Belford Roxo é condenado a 100 anos de prisão por fraudes e lavagem de dinheiroLEIA MAIS




