Jaraguá do Sul registra 33 bairros infestados pelo mosquito da dengue

Geral

16/04/2025 - 12:40:00 | 2 minutos de leitura

Jaraguá do Sul registra 33 bairros infestados pelo mosquito da dengue

O novo relatório da Regional de Saúde de Santa Catarina revelou dados alarmantes sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Jaraguá do Sul. Dos 38 bairros monitorados na cidade, 33 estão infestados, representando um aumento significativo em comparação ao ano passado, quando 27 áreas eram afetadas. Os bairros Rio da Luz, Ribeirão Cavalo, Santa Luzia, Rio Cerro I, Rio Cerro II e Tifa dos Monos foram adicionados à lista de locais com focos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul alerta para a gravidade da situação e reforça a necessidade de um esforço coletivo para combater a proliferação do Aedes aegypti. O secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, enfatizou a importância da participação ativa da comunidade. “Esta ampla distribuição dos focos do mosquito pelos bairros reforça a importância da participação ativa da comunidade no combate à dengue”, destacou. Dados da dengue até 7 de abril: Casos notificados: 2.395. Casos confirmados: 90. Casos suspeitos: 81. Número de focos do Aedes aegypti: 1.152. Óbitos: 0 Com o número de focos e casos aumentando, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de prevenção. A principal medida recomendada é a eliminação dos criadouros do mosquito, ou seja, evitar o acúmulo de água parada. Fique atento aos sintomas iniciais da dengue, que incluem dor muscular intensa, febre alta e dor atrás dos olhos. Caso você apresente esses sinais, procure atendimento médico o mais rápido possível para receber o tratamento adequado. Outro ponto crucial é a colaboração com os agentes de endemias durante as visitas domiciliares. Esses profissionais são treinados para identificar focos do mosquito e orientar a população sobre medidas preventivas.