Lula critica voto de pobre em rico: “Ele só é rico porque já roubou”
Em Foco
26/07/2025 - 13:31:00 | 3 minutos de leitura

Na sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou que pessoas mais pobres votem em políticos da classe trabalhadora, e não em candidatos que representam as elites. – É preciso parar com essa ideia. O pobre fala que vai votar no prefeito que é rico porque ele não vai roubar, porque já é rico. Ora, ele só é rico porque já roubou – disse o petista durante evento em Osasco (SP). Na cerimônia no bairro do Jardim Rochdale, Lula anunciou investimentos do programa PAC Seleções 2025 Periferia Viva – Urbanização de Favelas. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), serão destinados R$ 4,67 bilhões para ações em 49 territórios periféricos de 32 municípios de 12 estados. – O pobre fica com preconceito contra o pobre. Vou dizer uma coisa: esses deputados que estão aqui são verdadeiros heróis, porque, se juntarem todos os partidos de esquerda, chegamos a 130 deputados. O que leva uma pessoa que mora na periferia a votar num cara rico? Significa que a gente está colocando uma raposa para tomar conta do galinheiro – declarou. Segundo Lula, o discurso do governo não é de “nós contra eles”, mas de “eles contra nós”. O recurso discursivo do petista foi uma forma de dizer que não são os pobres que estão se revoltando contra os ricos, mas os ricos que exploram os mais pobres. – Não tem nós contra eles, são eles contra nós. O povo levanta de manhã, vai trabalhar, às vezes pega duas horas de ônibus, no fim do mês recebe um salário de merreca que não dá para fazer tudo. O povo é pacífico, espera no ponto de ônibus, ônibus vem lotado, não consegue pegar. Ainda aparece alguém para roubar o celular dele, é pobre roubando pobre, uma vida desgraçada – afirmou durante a cerimônia. – Quando eu vejo uma mulher vendo seu celular e passa alguém e rouba, é um desgraçado de um pobre roubando o desgraçado de outro pobre – comentou. Lula disse que o governo está “tentando diminuir o sofrimento desse povo”. Citou ainda os desvios de recursos nos pagamentos de aposentados e afirmou que o governo começou a devolver o dinheiro aos beneficiários. – Montaram uma quadrilha para roubar dinheiro de aposentados. Ontem, começamos a devolver o dinheiro que foi roubado para todos os aposentados lesados neste país. Lula disse, ainda, que “enquanto eu tiver força, saúde e disposição, essa gente que governou este país não volta mais para governar”.
Mais Em Foco
- 25 JunEx-prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell é condenada por irregularidades na Schützenfest de 2009LEIA MAIS
- 24 JunHolanda registra 1º caso de eutanásia em criança após ampliação de lei para menores de 12 anosLEIA MAIS
- 23 JunBiólogo alerta para crueldade em Jaraguá do Sul: cachorro corre risco de ter genitália amputada após maus-tratosLEIA MAIS
22 JunFrente fria traz tempo severo com ventos acima de 100 km/h e risco de tornado no SulLEIA MAIS
18 JunAlinhamento Planetário e Lua Brilhante Transformam o Céu Desta Quinta-feira em um Espetáculo AstronômicoLEIA MAIS
15 JunNovo terremoto de magnitude 6,2 atinge a costa das FilipinasLEIA MAIS- 14 JunTragédia no Ar: Colisão entre dois helicópteros deixa seis mortos no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de JaneiroLEIA MAIS
- 14 JunQuem era Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, jovem que morreu em salto de rope jumpLEIA MAIS
- 12 JunGoverno Lula bloqueia R$ 24 bilhões do Orçamento e congela verbas de programas sociais e DefesaLEIA MAIS




