Moraes e Itamaraty reagem à sanção dos EUA contra esposa do ministro do STF
Geral
23/09/2025 - 12:14:00 | 3 minutos de leitura

O Ministério das Relações Exteriores e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se pronunciaram na segunda-feira (22) após a aplicação da Lei Magnitsky a Viviane Barci de Moraes, esposa do magistrado. Em nota, Moraes classificou a medida como ilegal, contrária ao Direito Internacional e uma afronta à soberania do Brasil e à independência do Judiciário. Ele afirmou que as instituições brasileiras são sólidas e reafirmou o compromisso de atuar no STF com independência e imparcialidade. "As Instituições brasileiras são fortes e sólidas. O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento", afirmou Moraes. O Itamaraty também repudiou a decisão, dizendo recebê-la com indignação e chamando a retaliação de “ofensa aos 201 anos de amizade” entre Brasil e Estados Unidos. Sanções agravam medidas unilaterais dos EUA, incompatíveis com as relações com o Brasil, diz AGU. "Esse novo ataque à soberania brasileira não logrará seu objetivo de beneficiar aqueles que lideraram a tentativa frustrada de golpe de Estado, alguns dos quais já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. O Brasil não se curvará a mais essa agressão", afirmou o Itamaraty. A medida integra a retaliação do governo Donald Trump contra Moraes, acusado por Washington de conduzir uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado. O governo dos EUA já havia aplicado a mesma medida contra Moraes, em julho deste ano. Além da sanção, Trump impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, chamou Moraes de “violador de direitos humanos” e o acusou de promover censura, detenções arbitrárias e processos politizados, sem apresentar provas. Na segunda (22), Bessent disse nas redes sociais que os EUA continuarão a perseguir pessoas que prestarem apoio material ao ministro. A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnistsky à minha esposa, não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário. Independência do Judiciário, coragem institucional e defesa à Soberania nacional fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo Povo brasileiro. Disse Alexandre de Moraes. As Instituições brasileiras são fortes e sólidas. O caminho é o respeito à Constituição, não havendo possibilidade constitucional de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento. Como integrante do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade.
Mais Geral
26 JunMaioria dos eleitores culpa governo Lula por omissão no caso Banco Master, diz PoderDataLEIA MAIS- 26 JunItamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na VenezuelaLEIA MAIS
- 25 JunGeração Nem-Nem: Número de Jovens que Não Estudam e Não Trabalham Passa de 6 Milhões no Brasil em 2026LEIA MAIS
- 24 JunFamília é multada em R$ 1,1 mil por pendurar Bandeira do Brasil na varanda e aciona a JustiçaLEIA MAIS
- 23 JunBrasil ganha destaque entre emergentes em relatório global da AllianzLEIA MAIS
- 22 JunComo transportar bebida alcoólica no carro sem violar as regras de trânsitoLEIA MAIS
21 JunInverno de 2026 começa neste domingo com a noite mais longa do anoLEIA MAIS- 20 JunInverno de 2026, que inicia neste domingo(21.06), terá início gelado e previsão de chuvas acima da médiaLEIA MAIS
19 JunFrente fria avança e espalha chuva forte pelo Sul e Centro-Oeste do paísLEIA MAIS




