Morre bebê de 8 meses internada na UTI com diversas fraturas

Em Foco

22/08/2025 - 12:34:00 | 2 minutos de leitura

Morre bebê de 8 meses internada na UTI com diversas fraturas

Na noite da última quarta-feira, morreu a bebê internada na UTI do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba, com suspeita de maus-tratos. A menina, de apenas oito meses de idade, precisou passar pro procedimento cirúrgico após diagnóstico de fraturas antigas e recentes em costelas, fêmur e braço, além de lesão pulmonar. Conforme informações do relatório da Polícia Militar de Santa Catarina, a mãe da criança, de 21 anos, levou a filha à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Herval d’Oeste, com febre e dificuldade para respirar. Todavia, a criança passou por avaliação médica, sendo transferida para o hospital. Após realização de exames, portanto, os profissionais da Saúde identificaram os ferimentos pelo corpo e a necessidade de procedimento cirúrgico urgente. A mulher, ao prestar esclarecimentos à Polícia Militar, deu informações contraditórias e ainda tentou omitir a existência de um padrasto, que também cuidava da bebê. Ela prestou depoimento à Polícia Civil na tarde da quarta-feira (20) e foi liberada. Diante dos fatos, os policiais acionaram o Conselho Tutelar para garantir a proteção do outro filho menor, de três anos de idade. Ele permanece sob os cuidados da avó materna. De acordo com a delegada da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Campos Novos, Fernanda Gehlen da Silva, a família da vítima reside em Campos Novos, o que torna a delegacia local responsável pelo caso. No entanto, laudos periciais emitidos pela Polícia Científica confirmaram que a bebê apresentava múltiplos traumas, incluindo fraturas em diferentes estágios de consolidação óssea nas costas, além de fraturas no antebraço e na coxa direita.  Por fim, segundo a delegada Fernanda Gehlen, diligências seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias e identificar os responsáveis pelos crimes.