Musk deixa o governo Trump
Política
29/05/2025 - 12:16:00 | 2 minutos de leitura

O bilionário Elon Musk deixou o governo de Donald Trump na quarta-feira (28), de acordo com a imprensa americana. Musk ocupava o cargo especial de conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Segundo a Casa Branca, o desligamento do bilionário teve início nesta noite. Uma fonte ouvida pela agência Reuters afirmou que Musk não conversou com Trump antes de deixar o cargo. "À medida que meu período como Funcionário Especial do Governo chega ao fim, gostaria de agradecer ao Presidente Trump pela oportunidade", disse Musk em despedida divulgada no X. O esperado era que o bilionário deixasse a administração na sexta-feira (30), seguindo os 130 dias de mandato especial que começou em janeiro. No início de abril, era especulado que Musk deixasse o cargo. Na época, ao ser questionado se ele estaria pronto para sair quando seu status especial de funcionário do governo expirasse, Musk essencialmente declarou missão cumprida. "Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo". Durante o mandato de funcionário especial, Musk foi visto como um fardo político por membros e aliados externos de Trump. O presidente e o bilionário chegaram a discordar sobre as tarifas impostas por Trump às importações. Também em abril, após o anúncio das tarifas, Musk publicou no X críticas a Peter Navarro, assessor de Trump visto como arquiteto do plano tarifário. Em uma postagem, o bilionário questionou a formação de Navarro, afirmando que "um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa". De acordo com o "The Washington Post", duas fontes familiarizadas com o assunto revelaram que Musk tentou intervir nas tarifas durante conversas com Trump. O jornal cita ainda que, como CEO da Tesla, Musk via as tarifas como prejudiciais aos negócios da empresa — que tem na China e nos Estados Unidos seus principais centros de fabricação e consumo. O irmão de Musk, Kimbal Musk, também criticou Trump nas redes sociais, ao escrever que a medida adotada pelo governo criou um "imposto estrutural e permanente sobre o consumidor americano".
Mais Política
- 20 JunTrump minimiza relação com Lula, o chama de “volátil” e critica outros líderes globaisLEIA MAIS
18 JunTSE: Kassio Nunes derruba regra imposta por Moraes em 2022 com aval do colegiadoLEIA MAIS- 15 JunLula afirma que "é muito difícil tratar do povo pobre" durante evento do programa Move BrasilLEIA MAIS
- 13 JunTCU aprova contas com ressalvas enquanto Congresso avança com pauta-bomba bilionária e acirra debate fiscalLEIA MAIS
- 13 JunTCU aprova contas com ressalvas enquanto Congresso avança com pauta-bomba bilionária e acirra debate fiscalLEIA MAIS
11 JunQuem votou contra a redução da maioridade penal na CCJ? Veja os votosLEIA MAIS- 09 JunCâmara de Jaraguá do Sul cobra melhorias e regularização no fornecimento de fraldas geriátricas pelo SUSLEIA MAIS
- 04 JunVorcaro revela outro acordo de R$ 50 milhões com esposa de MoraesLEIA MAIS
- 03 JunEscalada Protecionista: EUA propõem novas tarifas ao Brasil por brechas no combate ao trabalho forçadoLEIA MAIS




