Oposição ameaça obstrução no Senado e pressiona Alcolumbre por impeachment de Moraes
Oposição reúne 61 assinaturas no Senado, ameaça paralisação dos trabalhos e propõe alteração no regimento para forçar o andamento do pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.
15/09/2026 - 10:45:00 | 2 minutos de leitura
A oposição no Senado Federal intensificou a pressão sobre o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, para dar andamento ao pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),
Alexandre de Moraes. Liderados pelo senador Carlos Viana (PSD-MG) e pelo líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), os parlamentares ameaçam adotar uma estratégia de "obstrução contínua" sobre todas as votações e trabalhos legislativos caso a pauta não avance.
De acordo com a oposição, a cobrança ganha força com a adesão expressiva dos congressistas:
Apoio Expressivo: O grupo afirma ter reunido 61 assinaturas favoráveis ao afastamento do ministro, o que representa cerca de 75% da totalidade dos 81 integrantes do Senado.
Resistência da Presidência: Senadores relatam que Alcolumbre estaria se recusando a agendar uma reunião formal para debater a abertura do processo, prerrogativa que hoje cabe exclusivamente à presidência da Casa.
Como alternativa ao poder de veto individual do presidente do Senado, Rogério Marinho anunciou uma proposta de alteração no Regimento Interno.
A iniciativa visa criar um mecanismo de abertura automática de investigação por crime de responsabilidade caso haja o requerimento assinado por no mínimo 49 senadores (aproximadamente 60,5% da Casa), retirando a decisão centralizada das mãos de Alcolumbre.
- 15 SetSTF Interrompe Julgamento sobre Moraes após Pedido de Vista de Flávio DinoLEIA MAIS
15 SetSenadores da base governista recuam e passam a apoiar pedido de impeachment de Alexandre de MoraesLEIA MAIS
12 SetAndré Mendonça nega pedido de Alexandre de Moraes para derrubar sigilo total do Caso MasterLEIA MAIS- 11 SetJulgamento Inédito no STF: Fachin Articula Rito de Investigação Envolvendo Alexandre de MoraesLEIA MAIS
10 SetSTF marca para 15 de setembro julgamento sobre relatório da PF envolvendo Moraes e VorcaroLEIA MAIS
09 SetOAB-DF abre processo disciplinar contra escritório de Viviane BarciLEIA MAIS- 07 SetAusência de Ministros do STF Marca Desfile de 7 de Setembro na EsplanadaLEIA MAIS
06 SetJanja é criticada nas redes sociais após afastar apoiadora em ato com Lula no CearáLEIA MAIS
04 SetCrise no STF: Moraes pede a Fachin inclusão de André Mendonça no inquérito das fake newsLEIA MAIS




