PNUD adverte que bloqueio no Estreito de Ormuz e crise de fertilizantes ameaçam segurança alimentar global e estabilidade econômica do Oriente Médio.
PNUD adverte que bloqueio no Estreito de Ormuz e crise de fertilizantes ameaçam segurança alimentar global e estabilidade econômica do Oriente Médio.
23/04/2026 - 11:10:00 | 2 minutos de leitura
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) emitiu um alerta severo sobre as ramificações globais de uma escalada militar no Irã. Segundo o chefe da agência, o impacto humanitário transcenderia as fronteiras imediatas do conflito, atingindo diretamente as populações mais vulneráveis do hemisfério sul.
O Gargalo de Ormuz
O ponto central da crise é o Estreito de Ormuz, uma artéria vital por onde passa cerca de 20% do consumo mundial de petróleo e uma parcela significativa da produção global de fertilizantes. O bloqueio ou a insegurança na navegação desta rota resultaria em:
Escassez de Fertilizantes: O Irã e seus vizinhos são exportadores cruciais de insumos agrícolas. Sem esses produtos, a produtividade das safras em países em desenvolvimento despencaria, elevando o preço dos alimentos.
Inflação Energética: A interrupção no fluxo de hidrocarbonetos geraria um efeito cascata nos custos de transporte e produção industrial global.
Impacto Social e Pobreza
A projeção de 30 milhões de novos pobres baseia-se na incapacidade de famílias de baixa renda absorverem a alta simultânea de combustíveis e alimentos básicos. O PNUD destaca que países que ainda se recuperam de crises econômicas anteriores não possuem "almofadas fiscais" para subsidiar o consumo de suas populações.
Apelo Internacional
A agência da ONU reforça a necessidade de diplomacia imediata, alertando que o custo da reconstrução e da assistência humanitária pós-conflito superaria em trilhões de dólares qualquer investimento atual em prevenção e diálogo.
- 07 SetAvião cargueiro da Amazon sai da pista e deixa cinco mortos em MiamiLEIA MAIS
05 SetONU aprova resolução para adotar novo mapa-múndi que reflete o tamanho real da ÁfricaLEIA MAIS
01 SetExecutiva do Bank of America morre após ataque a facadas na Times SquareLEIA MAIS
30 AgoNepal: Mortes por avalanche de lama sobem para 676 e número de desaparecidos chega a 3 milLEIA MAIS
27 AgoO pior desastre do Nepal em 10 anos: entenda as causas da enchente repentinaLEIA MAIS
23 AgoTikTok fecha acordo de US$ 400 milhões com o governo dos EUA por privacidade infantilLEIA MAIS- 18 AgoIraniana condenada à morte por matar 10 maridos: entenda o caso e a aplicação da lei QisasLEIA MAIS
17 AgoMonte Anak Krakatau Entra em Erupção na Indonésia e Lança Lava e CinzasLEIA MAIS
15 AgoDezenas procuram atendimento médico na Alemanha após eclipse solar parcialLEIA MAIS




