Praia do Gravatá enfrenta acúmulo de 90 toneladas de resíduos após chuvas e obra de alargamento em Navegantes

Após investimento de R$ 31 milhões em alargamento, Praia do Gravatá é tomada por toneladas de lixo e vegetação trazidos pelo mar

Santa Catarina

17/09/2026 - 07:40:00 | 2 minutos de leitura

Praia do Gravatá enfrenta acúmulo de 90 toneladas de resíduos após chuvas e obra de alargamento em Navegantes


 A Praia do Gravatá, localizada em Navegantes (Litoral Norte de Santa Catarina), enfrenta uma situação crítica após o registro de chuvas intensas na região. A faixa de areia — que passou recentemente por uma obra de engordamento custeada em R$ 31 milhões para evitar o "desaparecimento" da orla — ficou completamente coberta por troncos, galhos, folhas e resíduos urbanos, dificultando a circulação de moradores e turistas.


O volume de sujeira recolhido diariamente saltou de uma média normal de 5 toneladas para cerca de 90 toneladas, o que representa um aumento de quase 20 vezes.


 O fenômeno ocorre porque as fortes chuvas aumentam a vazão do Rio Itajaí-Açu, que arrasta a vegetação e os resíduos descartados no leito do rio até a foz. Em seguida, a força das correntes marítimas e das ondas empurra todo o material de volta para a costa.


Além da matéria orgânica, as equipes de limpeza urbana têm recolhido grandes quantidades de lixo doméstico e descarte irregular, como garrafas PET, plásticos e até móveis, a exemplo de um sofá.


 As operações de remoção foram intensificadas, ocorrendo inclusive aos domingos, e exigem o uso combinado de maquinário pesado para troncos maiores e catação manual para resíduos menores.


A prefeitura de Navegantes é responsável por arcar integralmente com os custos de coleta, transporte e destinação final dos resíduos. Moradores locais relatam que o trabalho é contínuo e desafiador, pois o dinamismo do mar faz com que novos resíduos sejam trazidos a cada maré, evidenciando o impacto direto do descarte inadequado de lixo ao longo da bacia hidrográfica.


Foto: Reprodução/Rede Social