Prefeitura reativa Rede de Atenção Integral às Vítimas de Violência
15/07/2022 - 09:52:57 | 2 minutos de leitura

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou a Rede de Atenção Integral às Vítimas de Violência em Jaraguá do Sul, a chamada Comissão da Violência. A primeira reunião do grupo ocorreu dia seis. O objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar, formando uma rede de proteção e garantia de direitos.
Segundo o Diretor da Vigilância em Saúde Dalton Fernando Fischer, para que as ações de atenção a vítimas de violência ocorram de forma integrada e sem sobreposições, “é necessário que as situações sejam identificadas e informadas aos locais competentes, de modo que as pessoas sejam atendidas conforme suas especificidades (idade, sexo, gênero e legislação) e as ações sejam coerentes com a função de cada órgão, unidade ou serviço envolvido no processo”.
Para melhorar a comunicação de situações de violência em Jaraguá do Sul foi criado em 2011, por iniciativa da equipe de Vigilância em Saúde, um grupo de trabalho para debater formas de promover a notificação deste tipo de situação via Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a fim de caracterizar o fenômeno e possibilitar intervenções mais eficientes nas organizações onde elas são identificadas.
Na primeira reunião foi reforçado o histórico da comissão desde a sua criação, feita uma avaliação sobre as notificações baseadas no Sinan e uma troca de informações e experiências dos profissionais durante todo o período de pandemia nos diversos serviços. Os encontros deverão ocorrer periodicamente.
18 SetAnvisa aprova Aquipta (atogepanto) para prevenção de enxaqueca em adultosLEIA MAIS
15 SetNova vacina Pneumo 20 é liberada pelo SUS para idosos no BrasilLEIA MAIS- 07 SetPesquisa associa maior quantidade de microplásticos nos pulmões a pacientes com câncerLEIA MAIS
02 SetAnvisa suspende fabricação de produtos de limpeza em fábrica da Unilever em VinhedoLEIA MAIS
24 AgoAnvisa cancela registro do Elevidys a pedido da Roche após dados insuficientes e casos de falência hepática nos EUALEIA MAIS- 21 AgoDia D de Vacinação Mobiliza Postos em Todo o Brasil Neste SábadoLEIA MAIS
17 AgoAnvisa aprova primeiro genérico de semaglutida no BrasilLEIA MAIS
13 AgoMinistério da Saúde altera regras para doação de sangue: prazo para quem tem tatuagem cai para 7 dias e idosos poderão doar após os 70LEIA MAIS
11 AgoAnvisa proíbe a venda e determina apreensão imediata de 6 marcas de sal no BrasilLEIA MAIS




