Presidente da Câmara dos EUA pede para que seja aberto inquérito de impeachment contra Joe Biden
13/09/2023 - 08:04:08 | 2 minutos de leitura

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, pediu ontem, que seja aberto um inquérito de impeachment contra o presidente norte-americano Joe Biden. “Estou instruindo nossos comitês da Câmara a abrirem um inquérito formal de impeachment do presidente Joe Biden”, disse McCarthy para repórteres. Os republicanos, que agora controlam por pouco a Câmara, acusam Biden de lucrar enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017, com os empreendimentos comerciais estrangeiros de seu filho Hunter Biden, embora não tenham apresentado comprovação.
Um ex-parceiro de negócios de Hunter disse em audiência na Câmara que o filho do presidente dos EUA vendeu a “ilusão” de acesso ao poder enquanto seu pai ocupava a posição de vice-presidente. “Estas são alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção, e merecem uma investigação mais aprofundada por parte da Câmara dos Representantes”, disse McCarthy.
A Casa Branca disse que não há base para uma investigação e anteriormente Biden chegou a zombar dos republicanos sobre um possível impeachment. O anúncio ocorre no momento em que o líder do partido Republicano na Câmara enfrenta uma pressão crescente dos seus apoiadores mais radicais para que ele tome medidas contra Biden. O líder republicano está em uma encruzilhada política tentando manter satisfeitos os seus legisladores mais conservadores e evitar a sua própria destituição. A pressão pelo impeachment ocorre cerca semanas depois da última acusação criminal contra Donald Trump.
“Este é um esforço transparente para impulsionar a campanha de Donald Trump, estabelecendo uma falsa equivalência moral entre Trump – o ex-presidente quatro vezes indiciado – e Joe Biden”, disse o deputado Jamie Raskin, o principal democrata no Comitê de Supervisão da Câmara.
Fonte G1/ foto Reuters
- 05 JunSenado ressuscita projeto de Trump para fundo contra "Perseguições Políticas"LEIA MAIS
31 MaiConfirmado: 11 Pessoas Morrem Após Explosão Química Devastadora em WashingtonLEIA MAIS- 19 MaiRússia adverte para risco crescente de ‘confronto direto’ e catastrófico com a OtanLEIA MAIS
- 18 MaiAtaque por Drones a Usina Nuclear nos Emirados Árabes Acende Alerta e Ameaça Acordo de Paz com o IrãLEIA MAIS
- 16 MaiTragédia no Paraíso: Cinco turistas italianos morrem durante mergulho nas MaldivasLEIA MAIS
12 MaiEmpresário português desaparecido é encontrado dentro de crocodilo na África do SulLEIA MAIS- 08 MaiTragédia no Arquipélago: Erupção Vulcânica Deixa Três Mortos na IndonésiaLEIA MAIS
- 07 MaiCoreia do Norte reafirma status nuclear e declara caminho "irreversível" perante a ONULEIA MAIS
- 05 MaiTragédia em Mina na Colômbia: Explosão deixa nove mortos e seis feridosLEIA MAIS








