Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 158

Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 160
Presidente da Fifa desiste de privatizar comercialização da Copa do Mundo após fortes críticas
 

Presidente da Fifa desiste de privatizar comercialização da Copa do Mundo após fortes críticas

Novo teto de vidro: Gianni Infantino recua de projeto que criaria empresa privada para gerir a Copa do Mundo após enxurrada de reações negativas no futebol mundial.

Esportes

01/08/2026 - 03:20:00 | 1 minutos de leitura

Presidente da Fifa desiste de privatizar comercialização da Copa do Mundo após fortes críticas

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou oficialmente na noite desta sexta-feira (31) que a entidade desistiu dos planos de criar uma empresa privada para organizar e comercializar suas principais competições, incluindo a Copa do Mundo.


O objetivo inicial: Segundo Infantino, a proposta visava criar uma nova estrutura comercial para fortalecer financeiramente as ligas e federações associadas em todo o planeta

.

No entanto, o plano gerou forte resistência na comunidade esportiva, sendo visto como uma ameaça à governança tradicional do futebol e transformando-se rapidamente em um novo teto de vidro para a gestão do dirigente. Diante do desgaste e da enxurrada de reações negativas por parte de clubes, ligas e entidades parceiras, a liderança da Fifa optou por engavetar a ideia.


Em tom de apaziguamento, o mandatário afirmou que pretende reunir "todas as partes interessadas nos próximos dias e semanas" com o intuito de redesenhar estratégias de financiamento e garantir o desenvolvimento sustentável do esporte, com foco especial nos países e regiões com menor suporte financeiro.


Foto: Carl Recine/Getty Imagem