Presidente do México diz que falará com Lula em meio a ameaças de Trump

Em Foco

23/01/2025 - 17:45:00 | 2 minutos de leitura

Presidente do México diz que falará com Lula em meio a ameaças de Trump

A presidente do México Claudia Sheinbaum disse que irá conversar nos próximos dias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio a um ambiente de tensão pelas mudanças nas políticas migratórias dos Estados Unidos e ameaças expansionistas de Donald Trump. “Tenho vários telefonemas nestes dias, falei com o presidente [da Guatemala, Bernardo] Arévalo, teve uma reunião dos chanceleres de diferentes países da América Latina e do Caribe e nestes dias vamos falar com o presidente Lula”, disse Sheinbaum, na entrevista coletiva diária que concede a jornalistas. A declaração foi dada quando um jornalista perguntou para a presidente mexicana se haverá uma resposta conjunta da América Latina diante da política expansionista de Trump, que afirma que tomará o Canal do Panamá e alterou o nome Golfo do México para “Golfo da América”. “Há unidade na América Latina, isso é importante”, expressou Sheinbaum, sem dar maiores detalhes sobre o conteúdo da conversa que quer ter com Lula. O dia do contato entre os dois presidentes ainda não está confirmado.  A presidente mexicana tem dito que tentará chegar a acordos com Estados Unidos para coordenar o processo de repatriações, respeitando a soberania do México e “sem subordinação”.