Rio Grande do Sul Enfrenta Emergência com Altiveis Volumosos e Rios em Elevação
Temporais no RS deixam 73 municípios com estragos, rios acima do nível e alerta para deslizamentos
22/07/2026 - 08:55:00 | 2 minutos de leitura

Os fortes temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul continuam a causar severos estragos e a colocar a população em estado de alerta. Até a madrugada desta quarta-feira (22), 73 municípios já contabilizavam danos, afetando diretamente a infraestrutura regional e deixando 25 pessoas desalojadas.
A preocupação das autoridades agora se concentra na subida contínua dos rios após dias sucessivos de precipitação acumulada. A Defesa Civil estadual emitiu novos avisos de emergência para o risco iminente de inundações em trechos das bacias dos rios Taquari e Caí, além de manter um alerta ativo para deslizamentos de terra em sete municípios.
Acumulados Históricos de Chuva
Em apenas 24 horas, diversas cidades gaúchas registraram volumes expressivos de água. O município de Paraí liderou os índices com 185,4 mm em um único dia, dos quais 164,8 mm caíram em um intervalo de apenas 12 horas.
Outras cidades com os maiores acumulados diários incluem:
Porto Lucena: 181,0 mm
Marau: 176,2 mm
Passo Fundo: 173,4 mm
André da Rocha: 167,6 mm
Vanini: 163,8 mm
Carazinho: 163,0 mm
Impactos e Danos Registrados
Além dos desalojados, os ventos fortes e as chuvas intensas provocaram:
Destelhamento de residências e danos em prédios públicos (como escolas);
Alagamento de uma unidade hospitalar;
Bloqueios parciais e totais em estradas regionais;
- Interrupção no fornecimento de energia elétrica para milhares de moradores.
A Defesa Civil e as forças de resgate permanecem em monitoramento constante das áreas de risco de encosta e das calhas dos rios principais.
21 JulPiloto de 27 anos morre após "banho de óleo" em ritual de voo solo no PR; laudo aponta asfixiaLEIA MAIS
18 JulLaudo da Perícia Forense descarta estupro e aponta asfixia como causa da morte de bebê de 10 meses no CearáLEIA MAIS
15 JulTragédia na SC-492: Identificadas as três vítimas fatais de acidente com ônibus de turismo no Oeste de SCLEIA MAIS- 14 JulRússia lança astronauta dos EUA e dois cosmonautas rumo à Estação Espacial InternacionalLEIA MAIS
- 08 JulCasal é preso por manter bebê e 3 adolescentes em cárcere privado e condições desumanas em GOLEIA MAIS
03 JulQueda de avião em Mato Grosso do Sul deixa dois mortos em área de mataLEIA MAIS
01 JulSenado aprova porte de spray de pimenta e extrato de gengibre para defesa pessoal de mulheresLEIA MAIS- 01 JulSenado Federal homenageia Jaraguá do Sul em sessão solene pelos seus 150 anos de históriaLEIA MAIS
- 30 JunExpo 150 abre as portas em Jaraguá do Sul com dança, música e foco em inovação industrial.LEIA MAIS





